Street Fighter V: Atualização para a quinta temporada chegou trazendo um caminhão de mudanças!

 

A Capcom já vinha atualizando os jogadores de tempos em tempos em relação às mudanças que seriam trazidas para a quinta temporada de Street Fighter V: Champion Edition, mas somente hoje a primeira grande atualização da temporada chegou ao ar, trazendo não somente o primeiro personagem DLC da mesma, Dan, e o personagem bônus da temporada, Eleven, como também uma série de mudanças no sistema de jogo e rebalanceamento dos personagens.

Começando por Dan, ele acabou ganhando um trailer só para ele nos últimos dias. O personagem que foi criado como paródia aos protagonistas de Art of Fighting, da SNK, não deixa a desejar na composição humorística de seus golpes e trejeitos. A zoeira não mesmo limites e talvez possamos esperar algo equivalente vindo da SNK, provavelmente em KOF XV.
Sobre o estilo de jogo de Dan, ele é praticamente todo baseado em provocar o oponente, o tornando um ótimo personagem para zoar a galera e tornar as disputas mais divertidas, ou uma guerra. Suas V-Triggers e V-Skills ficaram da seguinte forma:

  • V-Skill 1: Saikyo-Style Burairuten No Kamae –  É um taunt (provocação) de multipropósito que pode ser cancelada de golpes especiais, podendo tornar alguns deles seguros na defesa ou até mesmo criar novas rotas de combos.
  • V-Skill 2: Saikyo-Style Otokoboe –  É uma provocação feita em pé que pode ser facilmente punida se defendida, porém pode ser usada para cancelar dos normais de Dan antes de ser rapidamente cancelada em outro normal ou algum golpe especial do lutador. Ou seja, tem seus riscos mas é uma fábrica de frame traps se for bem usada.
  • Ambas as V-Skills de Dan carregam não só a V-Gauge de Dan, mas também a de seu adversário.
  • V-Trigger 1: Haoh Gadoken – É uma magia gigante (paródia do Haoh Shoukou Ken de Art of Fighting) que pode ser carregada para fazer o adversário quicar na parede quando acertar ou mesmo quebrar a defesa do adversário, se defendida. É o único V-Trigger do jogo que só tem uma barra de V-Gauge.
  • V-Trigger 2:  Tenchi Saikyo No Kata –  É um V-Trigger de tempo que, enquanto ativo, dá ao personagem versões mais poderosas de sua magia, adicionando mais vantagem de frames,  e de seu “shory“, dando frames de invencibilidade ao mesmo. Além disso, caso o jogador mantenha pressionada alguma direção durante a execução da magia ou do “shory”, versões adicionais desses golpes serão realizadas.

 

Sobre o personagem bônus Eleven (para quem adquirir o passe da quinta temporada), ele é basicamente o antecessor de Twelve, de Street Fighter III: 3rd Strike. Em Street Fighter V, Eleven vai basicamente se transformar, antes do início de cada luta, em um personagem aleatório, selecionando também de maneira aleatória a V-Skill e o V-Trigger do respectivo personagem, pois basicamente ele não tem movimentos próprios. Se o jogador quiser uma mudar o personagem no qual Eleven se transformou, basta retornar à tela de seleção de personagens e escolher Eleven novamente. Para o jogo, Eleven vai possibilitar, pela primeira vez, uma pessoa jogar randomicamente com um personagem em uma partida ranqueada.

 

Ryu executando um V-Shift contra Rashid.

O grande divisor de águas em termos de atualização de jogabilidade, no entanto, é certamente a adição da mecânica de V-Shift, que promete mexer no metagame do jogo nessa temporada. O V-Shift consiste um tipo de esquiva que pode ser executado ao apertar soco forte + chute médio, a qualquer momento ao custo de uma barra V-Gauge. Uma V-Shift bem sucedida vai se esquivar do golpe do adversário, causando uma breve câmera lenta na tela e recuperando metade de uma barra V-Gauge. Se você apertar novamente soco forte + chute médio durante uma V-Shift, você vai acionar o V-Shift Break, que consiste num ataque de médio alcance que é invencível ao longo de sua duração e seguro se defendido. O V-Shift em si é imune a golpes e magias no geral, e pode se desviar tentativas de arremessos, mas não bloqueia os mesmos.

 

 

O rebalanceamento do jogo foi feito de maneira mais profunda nessa temporada. Ao invés de mexer somente nos golpes dos personagens, a Capcom também mexeu nas propriedades dos antiaéreos feitos com golpes normais médios e fracos, fazendo com que praticamente não sirvam mais para serem usados como antiaéreos. Além disso mudanças foram feitas nas propriedades de juggle de vários golpes (leia juggle toda vez que a Capcom mencionou algo como “Combo Count” nas notas do patch).  Aliás, as notas completas podem ser encontradas neste link (em inglês).

Além de tudo que já foi falado acima, o patch trouxe também:

  • Cenário The Grid Alternative (de graça)
  • Música The Grid 4 (de graça)
  • Roupas adicionais variadas, sendo elas:
    • “Story”: Dan
    • “Battle Outfit 1”: Dan
    • “Nostalgia”: Dan
    •  “Ad Style”: Dan (de graça)
    • “Track Suit”: Dan (de graça)
    • “Sporty”: Ed
    • “Sporty”: Menat
    • “Sporty”: Lucia
    • “Killer Bee”: Cammy
  • Algumas mudanças que vão afetar somente a experiência online no PlayStation 4  foram feitas, sendo elas alterações nas animações de objetos, para reduzir a carga de processamento, nos seguintes cenários:
    • Bustling Side Street
    • Forgotten Waterfall
    • Underground Arena

Com todos estes ajustes espera-se que o “jogo seja jogado” de uma forma bem diferente e os jogadores, principalmente profissionais, vão ter que aprender muitas coisas novas para se manter no topo. Espere por mudanças drásticas em várias matchups e tier lists!

 

Fonte: Capcom Unity

 

Você pode gostar...