KOF XV: Com a volta de Ryo e Robert, time Art of Fighting fecha com King e quebra expectativas!

Quebrando expectativas, a SNK resolveu fechar o time Art of Fighting de The King of Fighters XV (KOF XV) com uma formação que remete a KOF 2000, quando todos estavam no mesmo time. Ryo, Robert e King quebraram expectativas e este novo trailer, finalmente, nos mostra elementos novos do sistema de jogo.

 

 

Diferente dos últimos trailers, que não vinham trazendo lá muitas novidades a respeito do sistema de jogo, este trouxe algumas bem interessantes, que podem ser notadas juntamente com novos elementos no próprio gameplay de Ryo e Robert. Fazendo minha tradicional listinha, temos o seguinte:

  • Os dubladores de Ryo e Robert se mantiveram em relação a KOF XIV, sendo eles, respectivamente, Daiki Takakura e Go Shinomiya. Masaki Usui dublava Ryo e Kazuhiro Inage dublava Robert de KOF ’94 até KOF XIII.
  • O visual deles foi basicamente transportado de KOF XIV para KOF XV, com algumas melhorias nos modelos.
  • Uma nova mecânica foi mostrada no trailer e parece ser um movimento que, aparentemente, consome recursos para tornar seu Blowback Attack (Chute Forte + Soco Forte) num golpe com armadura e potencial de atirar o adversário na “parede” da tela (como mostrado no início do trailer) ou fazer com que o  adversário se ajoelhe caindo lentamente (“crumpling“), conforme mostrado mais adiante no trailer. Em ambos os casos abrindo caminho para combos. Essa mecânica lembra, de certa forma, o Guard Break Attack do modo Guard Break do spin-off KOF NeoWavesendo uma das diferença o fato de que em KOF XV o golpe é perfeitamente defensável. Isso abre espaço para imaginarmos se neste KOF  teremos ou não mais de uma mecânica de jogo para escolher antes da partida, tal como é em alguns KOF‘s passados ( ’97, ’98, NeoWave, ’98UM, ’98UMFE).
  • O efeito de magia na mão de Robert durante seu Ryuuga foi retirado em relação ao jogo anterior. O mesmo aconteceu com seu pé durante o golpe Hien Ryuujin Kyaku.
  • O EX Gen-ei Kyaku de Robert agora tem propriedades de anywhere juggleou seja, acerta o adversário no ar enquanto este estiver caindo ou se recuperando de ter levado um golpe, pelo menos na grande maioria das situações.
  • O Ko-Ou Ken de Ryo, em sua versão EX, agora atravessa a tela e acerta 2 vezes, assim como já era o Ryuu-Geki Ken de Robert no jogo anterior.
  • O Hyouchuu Wari (frente + soco fraco) de Ryo agora parece ser cancelável em outros golpes especiais além de seus Supers e Climax. Em KOF XIII, por exemplo, este golpe ganhava essa propriedade mais ampla somente quando o modo Hyper Drive estava ativo.
  • Ryo parece ter ganho um novo golpe que de alguma forma lembra seu Kohou Shippuken, de KOF 2002UM ou seu Moh Koh Raijin Gou de KOF ’98. Curiosamente também me lembra o V-Skill 2 do Ryu de Street Fighter V: Champion Edition. Essas semelhanças entre golpes dos personagens do estilo Kyokugen Ryu de Art of Fighting da SNK (Ryo, Robert, Yuri e Takuma) e dos ditos shotos (Ryu, Ken, Gouki/Akuma, Dan) da série Street Fighter da Capcom já remontam décadas e são praticamente um patrimônio dos jogos de luta, ocorrendo com frequência em jogos de ambas as empresas.
  • Ao final do trailer, Ryo e Robert fazem seus Climax ao mesmo tempo, dividindo a tela ao meio. Se isso realmente se materializar no jogo vai ser um efeito muito legal, já que hoje em dia todos, senão pelo menos a maioria dos jogos de luta que se utilizam dessa “paradinha para um videozinho” antes dos golpes mais dramáticos dos personagens, fazem com que um “vídeo” seja exibido de cada vez. O efeito de cortar a tela ao meio, se colocado em prática no jogo, dará um toque todo especial quando este tipo de situação ocorrer.
  • Mas nem tudo é “coisa boa”. Enquanto a textura dos personagens está bem feita, apesar dos modelos de  Ryo e Robert terem sido reaproveitados de KOF XIV (até aí tudo bem), eles estão visivelmente mal animados em comparação, por exemplo, com  Yashiro, Shermie e Chris, que foram feitos do zero. Na calça de Robert durante alguns golpes, e inclusive observando sua perna levantada durante do Gen-ei Kyaku, é possível ver que animação não está boa pela forma “dura e quadriculada” da perna do personagem combinada com a falta de fluidez do movimento.  As magias também não estão tão bonitas quanto poderiam e literalmente nem mudaram a cor das mesmas, como era facilmente visível em KOF’s anteriores, onde Ryo, Robert e Yuri tinham cores diferentes em suas magias. Faltou cuidado aí SNK.
  • Outra coisa que deixou bastante a desejar foi a construção da história dos personagens para o enredo do jogo, principalmente no que se refere a King.  A de Ryo ficou até aceitável, a descrição do enredo de Robert ficou muito superficial e a descrição do enredo de King ficou simplesmente preguiçosa. Esse enredo, original, pode ser conferido aqui, e vou traduzi-los abaixo:
    • Ryo: Ele é o filho e o proprietário dos dojos da escola Kyokugenryu de Karate de Takuma Sakazaki . Quando criança, Ryo passava seu tempo treinando seu corpo, e eventualmente se tornou tão poderoso que foi apelidado de “O Dragão Invencível”. Naturalmente, ele é extremamente obstinado e não poupará esforços para alcançar seus objetivos. Até hoje ele treina constantemente para atingir seu potencial máximo.
    • Robert: É o instrutor assistente no dojo de Ryo. Herdeiro legítimo da Fundação Garcia na Itália, Robert se juntou ao Kyokugenryu dojo contra a vontade de seu pai e rapidamente se tornou o melhor amigo e parceiro de treinamento de Ryo. Ele se destaca em ataques de chute com suas pernas longas e também tem sentimentos “não tão secretos” pela irmã de Ryo, Yuri.
    • King: O estilo de luta de King é sua própria forma de Muay Thai. Ela é a dona do bar Illusion, e sua estatura alta permite que suas pernas realmente tenham força. Ela se juntou à equipe ART OF FIGHTING graças ao convite de Ryo.

No início do vídeo há  referências às aberturas do primeiro Art of Fighting e também ao terceiro jogo da série, Art of Fighting 3, com direito a música e tudo do primeiro jogo da série. As referências originais você pode conferir abaixo:

 

 

Galeria

 

 

KOF XV segue sem data exata de lançamento e nem lista de plataformas iniciais para as quais será lançado. Sabe-se, no entanto, que será lançado ainda em 2021.

 

Fontes: SNK (Youtube, Twitter, Site da SNK Corp.), TragicoSiglo20, Jeff Clagg

Você pode gostar...