Confira os resultados e grandes novidades anunciadas pela SNK durante o The King of Fighters XIV World Championship!
O primeiro campeonato mundial de The King of Fighters XIV organizado pela SNK foi disputado hoje no Japão e a empresa aproveitou para anunciar algumas novidades para os próximos meses.
Sobre as novidades, a SNK parece estar disposta a não deixar o jogo “esfriar” tão cedo! Foram prometidos para os próximos meses roupas, cenários e novos personagens via DLC!
https://www.youtube.com/watch?v=s5VL7L6G6tQ
Começando pelas novas roupas e cenários, dia 23 de fevereiro será lançada a roupa clássica de Iori Yagami. Depois dela, entre os dias 20 de março e 21 de junho (período de outono), serão lançadas mais roupas via DLC para Kula (Sundress -> “vestido de sol”), Sylvie (Little Red Riding Hood -> Chapeuzinho Vermelho), Meitenkun (Pijamas) e Angel (Diabolo -> “Diaba”). Os cenários, que serão totalmente gratuitos, serão o clássico de Terry Bogard de Fatal Fury 2, viajando de trem com o Monte Rushmore ao fundo, e um outro que lembra um pouco o de São Paulo de KOF 2001 (referência ao autódromo de Interlagos), mas se parece mais com o de Mônaco, de KOF ’97.
A última novidade divulgada no evento são novos personagens serão adicionados via DLC! Não foram divulgados ainda maiores detalhes, já que novas informações foram prometidas para março, mas muitas especulações já começaram a fluir entre os fãs. Particularmente, só olhando para as silhuetas, se eu pudesse chutar eu diria que são a Whip (mais à esquerda), pois apesar de parecer uma moça sentada de saia aquela posição do braço se assemelha ao jeito dela de segurar seu chicote, Yamazaki (mais à direita) e, no meio, bom….olhando as pernas eu to vendo mais 2 personagens ali, e agora!? Ninguém disse que eram só 3!
E, para finalizar as novidades, a SNK anunciou que o programa de suporte a esporte eletrônico que ela vem dando aos torneios de KOF XIV pelo mundo, contribuindo com prêmios e até ajuda financeira, vai ser expandido para acomodar TODOS OS JOGOS DE LUTA CRIADOS PELA SNK! As restrições são que as plataformas utilizadas nos campeonatos deverão ser os consoles que possuem os jogos oficialmente lançados ou o PC, para o caso dos jogos lançados na Steam. Mais novidades serão apresentados em breve!
Falando agora sobre o torneio em si, vários streamers transmitiram oficialmente as finais em diversos idiomas, incluindo português brasileiro, como o canal do Ryoran (narrado por ViníciusHP e MTVi) e outros muito famosos como o Team Spooky, que teve praticamente 3x mais audiência que o canal oficial da SNK no Twitch. Os replays do evento podem ser vistos em todos os canais que o transmitiram, sendo que o original pode ser visto neste link.
A organização do torneio resolveu fazer um evento com um formato um tanto inesperado e que provavelmente não agradou muitos:
- Eliminação simples em disputas de uma partida do início até antes da semi final da chave dos vencedores. Nesta fase não teve chave dos perdedores: perder uma partida significava eliminação do torneio.
- Eliminação dupla em disputas de até 3 partidas (quem fizesse 2 vitórias antes ganhava). Nesta fase, que foi disputada entre os 4 jogadores restantes, tivemos chave dos perdedores e chave dos vencedores, com regras semelhantes às dos torneios de eliminação dupla tradicionais.
Os confrontos, apesar de curtos, mostraram um altíssimo nível técnico na maior parte das partidas e também uma clara preferência dos jogadores pela utilização de personagens tidos como top tiers, com destaque especial para Leona, que estive presente na maioria das partida (provavelmente todas), e, seguindo ela, Mai, Robert e Kula. Entre os 4 primeiros colocados tivemos os seguintes personagens:
- Leona 3 (Xiaohai, ET, gxbridget)
- Robert 2 (Xiaohai, M’) – (M’ trocou Kula por Robert após ter perdido 1 partida para Xiaohai)
- Iori 2 (Xiaohai, M’)
- Mai 1 (gxbridget)
- Nakoruru 1 (gxbridget)
- Kula 1 (M’)
- K’ 1 (M’)
- Andy 1 (ET)
- Benimaru 1 (ET)
M’ (lê-se “eme déche” ou M Dash), um jogador japonês que está se destacando no jogo em seu país, sagrou-se como primeiro campeão mundial de The King of Fighters XIV em uma final contra o jogador gxbridget, de Taiwan. A famosa lenda do KOF, o chinês Xiaohai, ficou em terceiro lugar, seguido por outra lenda, ET, de Taiwan.
Com esta primeira experiência organizando um grande evento, mesmo com todos os prós e contras, aliado ao suporte que vem aumentando tanto aos seus jogos quanto à sua comunidade de jogadores, a SNK parece estar querendo realmente se aprofundar neste meio de e-Sport, e isso pode vir a refletir cada vez mais em suas ações futuras, dependendo muito, principalmente, de como os consumidores e fãs de seus produtos vão suportar seus jogos e eventos e de também da capacidade da empresa em se aprimorar para entregar produtos e eventos cada vez mais interessantes ao público.
Fontes: SNK, Fighters Generation