Altos e baixos de Street Fighter V: Recorde de inscritos na EVO 2016 e baixas vendas
Street Fighter V foi lançado dia 16 de fevereiro deste ano para PlayStation 4 e PC (Windows e Linux através do Steam OS) e, após pouco mais de uma semana da abertura das inscrições da EVO 2016, o maior torneio de jogos de luta do mundo, o jogo já ultrapassou a barreira dos 3000 jogadores inscritos, quebrando seu próprio recorde estabelecido dias atrás. Um dos principais organizadores do torneio, Mr. Wizard, avisou da novidade nos comentários de um de seus tweets.
O_O SFV NUMBERS FOR EVO! I QUIT! #Evo2016
— Joey Cuellar (@EvilMrWizard) 26 de fevereiro de 2016
Este feito é certamente algo a se comemorar não só pelos fãs de Street Fighter V, mas certamente pelos fãs de jogos de luta como um todo, que estão vendo o gênero crescer cada vez mais e ganhar cada vez mais espaço, o que certamente trará bons frutos.
Paralelamente aos bons resultados em termos de inscritos na EVO 2016, o jogo parece não estar vendendo tanto quanto a Capcom gostaria. Tendo vendido no Japão cerca de 46,836 unidades em sua primeira semana, para PS4, Street Fighter V fico bem atrás, por exemplo, das 84,937 unidades vendidas por Street Fighter IV para PS3, também no Japão, em sua primeira semana de lançamento. Enquanto isso, segundo o site Steam Spy, o jogo vendeu no máximo 113080 cópias digitais na Steam até o dia 25/02/2016.
Provavelmente o jogo está nesta situação de vendas baixas devido aos problemas desde a data de seu lançamento. Entre estes, se esquecermos dos problemas técnicos nos servidores e de alguns outros, o jogo é considerado muito bom por uma boa parcela dos jogadores competitivos. Porém, quando pensamos no lado do jogador casual, o jogo peca pela baixa quantidade de conteúdo e atrativos em seu lançamento, sendo talvez a falta mais grave a ausência de um modo arcade.