Compilado com últimas notícias de The King of Fighters XIV incluindo a análise do time do Kim!
Esta semana a SNK revelou o trailer do time do Kim, mostrando um pouquinho do gameplay do icônico personagem assim como o de seu mestre, Gang-Il, e da namorada/esposa de seu mestre, a misteriosa Luong. Diferentemente do que fiz nas outras semanas, desta vez vou, além de fazer a análise do time, trazer também algumas outras notícias sobre o jogo, então bora lá!
Começando pelas notícias, a SNK divulgou no site oficial de KOF XIV a lista de comandos de todos os 36 personagens da última build, que estará também disponível E3 deste ano, entre os dias 14 e 16 de junho. Yasuyuki Oda, o produtor do jogo, estará presente na E3 pode ser que divulgue mais novidades.
Ainda sobre os sites oficiais do jogo, o da Atlus, distribuidora do jogo na América do Norte, ganhou alguns links para lojas que estão fazendo pré-venda do jogo, assim como algumas novas screenshots e links para o site oficial que a SNK fez. Uma coisa interessante é que a Atlus parece ter colocado em seu site a exata ordem de divulgação dos trailers de times (a SNK “desordenou” no site dela).
A primeira imagem da personagem Love Heart foi revelada, talvez acidentalmente, no site oficial do jogo feito pela Atlus. A imagem mostra também um belo cenário, que pode ser tanto dela quanto do time de King, Mai e Alice.
O preço do jogo lá fora está na casa dos 59,99 dólares para a edição normal e 79,99 dólares para a edição premium, o que deve fazer com que chegue no Brasil pelo menos na casa dos 200 reais. A edição normal possui uma quantidade limitada de steelbooks para serem distribuídas neste primeiro período de vendas e a premium vai contar com tudo da normal mais um livro de 144 páginas com artes relacionadas ao The King of Fighters e 3 CD’s de músicas. O mais interessante nisso tudo é que desde dezembro eu desconfiava que teríamos uma versão para PC em algum ponto, já que desde lá o jogo apareceu em alguns eventos sendo listado ao lado de outros que são exclusivos do console PlayStation 4, ou seja, não são exclusivos de plataforma e, neste caso, costumam a sair para PC cedo ou tarde. Se repararmos bem em toda a rede de lojas oficiais que estão fazendo a pré-venda do jogo veremos que o jogo tem um grande selo escrito “PS4 Console Exclusive Game“, ou seja, assim como Street Fighter V, o jogo pode vir parar no PC em algum momento mas ao que tudo indica isso não vai acontecer em agosto.
Além de tudo isso citado acima, The King of Fighters XIV terá um controle arcade oficial do jogo, feito pela empresa japonesa Hori. As peças serão as Hayabusa e virão com certas melhoras, como aumento na sensibilidade dos botões. O controle terá touchpad na parte de trás, 3 modos diferentes de operação para o direcional analógico e a função turbo em 3 velocidades. O controle será compatível com PlayStation 4 e 3, assim como PC usando Xinput.
Agora para terminar essa matéria gigante, minha análise do trailer do time do Kim, assim como algumas outras observações!
* SSM = Super Special Move, antigo DM ou Super. Estes golpes podem ter uma versão melhorada, “EXSSM” (antigo SDM, EXDM ou EX Super).
Kim
- Mantém todos os golpes de KOF XIII, tendo ganho de volta seu SSM Houou Hiten Kyaku, que é um ótimo golpe tanto para estender combos quanto para punir pulos adversários. Sua lista de comandos está disponível.
- Seu Air Hangetsuzan agora tem 2 versões: uma que causa hard knockdown e é overhead (derruba sem possibilidade de recuperação antecipada e só pode ser defendida em pé) e outra que derruba normalmente mas pode ser seguida do SSM Air Houou Kyaku. Pelo fato da versão com chute fraco não ser mais hard knockdown ele provavelmente perdeu o mais útil de seus safe jumps de 3 frames, que era amplamente usado em KOF XIII após um combo padrão.
- Seu D (chute forte) de longe não pode mais ser combado com C (“soco” forte) em pé ou mesmo com golpes fracos.
- Assim como outros personagens do jogo, seu Climax Cancel à partir de SSMs não vale a pena. Porém Kim tem a opção de usar o Houou Hiten Kyaku seguido de um Hangetsuzan, por exemplo, para só depois usar o Climax Move.
- Sua roupa parece que congelou no varal de alguma casa da região sul do Brasil e está mais descongelada neste trailer. Espero que descongele totalmente antes do lançamento do jogo xD Brincadeiras à parte, a pose de luta de Kim passa uma sensação de falta de movimento que poderia ser amenizada.
Luong
- Apesar de ter somente 3 golpes especiais comuns ela parece ter um bom controle de espaço com eles. Suas táticas de luta vão envolver principalmente seu Geki, que parece o Snake Arm de Yamazaki em todos os sentidos, só não no comando, que é o inverso. Ele é um golpe com um alcance longo e recuperação rápida, que além de tudo pode ser interrompido, o que vai gerar bons mind games. Sua lista de comandos está disponível.
- Seu Ren parece um Hangetsuzan aéreo, mas pode acertar em crossup (nas costas), além de ser bem rápido. Ele pode ser usado para estender os combos de Luong durante o Max Mode.
- Rin é como se fosse seu Hangetsuzan normal e em sua versão EX levanta o adversário bem alto, podendo ser seguido por outros golpes. Rin e Geki são seus finalizadores de combos.
- Assim como outros personagens ela também não me parece aproveitar plenamente qualquer um de seus SSM antes de um Climax Cancel, o que me preocupa pois até agora somente poucos personagens, como Kyo e Iori por exemplo, podem aproveitar ao máximo todo o dano de um SSM antes de usar um Climax Cancel. O problema de Luong, nesse sentido, é que, diferente de Kim, ela não parece possuir alternativas para chegar ao mesmo dano regular de um personagem que aproveite plenamente seus SSMs durante o Max Mode ou mesmo fora dele. De qualquer forma vamos esperar para ver como este balanceamento de danos fica na versão final e se vai valer ou não a pena aprender combos maiores com todos os personagens.
Gang-il
- O mestre mulherengo de Kim ainda não teve toda sua lista de comandos divulgada, mas ele parece ter golpes de outras aparições de Kim e também dos filhos de Kim, Kim Jae Hoon e Kim Dong Hwan.
- Seus golpes são mais “brutos” e parecem usar mais força que os golpes de outros praticantes de Tae Kwon Do. Ele possui pelo menos uma versão aérea do Hangetsuzan e ela provavelmente é overhead e causa hard knockdown.
- Ele possui um cross up (voadora nas costas) idêntico ao de Dong Hwan em Garou:MotW.
- O combo de 6 hits que ele faz contra Terry me parece uma combinação de C (“soco” forte) parado com um golpe especial estilo “Rekka-Ken/Aoi Hana”. O combo ficou bem bonito e parece causar hard knockdown, o que tornaria o personagem aparentemente bem ofensivo dadas as possibilidades que isso proporciona.
- Ele tem o Haki Kyaku (pisão) que Kim já não usa mais em suas versões atuais. Ele pode ser seguido por um Double Dechagi, assim como Kim faz em KOF 2001, erguendo o adversário. Outra possibilidade de cancelamento do pisão é um overhead, o que faz do personagem alguém bem perigoso uma vez que o pisão provavelmente só pode ser defendido agachado.
- Gang-il também pegou o Shakka-shuu de Jae Hoon (que eu carinhosamente chamo de “sai cachorro” desde Garou:MotW). O golpe serve para defender magias sem levar dano e tem um alcance tremendo, ou seja, não adianta pensar que vai pressionar Gang-il com magias de maneira simplificada pois não vai.
- Ele tem um SSM de overhead que parece o Naeryo Chagi de Kim e que me lembra também a finalização da versão mais forte do Houou Hiten Kyaku de Kim em KOF ’99. O golpe de Gang-il não dá o mesmo dano de um SSM comum, que tem por padrão cerca de 200 de dano, o que me leva a crer que ele é um overhead que causa hard knockdown e que pode ser seguido de um Haki Kyaku (pisão) para terminar o combo.
- Seu Climax Move é o mesmo que Kim possui em KOF 2002 na forma de HSDM e parece que vai mostrar uma fênix ao final. Este golpe imita o clássico Houou Kyaku que Kim possuía em sua estréia, em Fatal Fury 2 e provavelmente deve ter o mesmo nome.
O cenário dos personagens não me pareceu tão adequado ao time e, na minha humilde opinião, poderiam ter usado algo que remetesse a Coréia do Sul de forma mais explícita (a não ser que o cenário seja um lugar famoso por lá e eu não saiba). A música do time, Belief, vem sendo usada desde trailers mais antigos do jogo e parece combinar bem com Kim e seu time.