The King of Fighters XIV é oficialmente anunciado

KOFXIV Logo2

Hoje durante a conferência da Sony e antes da abertura da TGS 2015, The King of Fighters XIV foi oficialmente anunciado para Playstation 4 e será lançado em 2016.

O jogo, para a surpresa de muitas pessoas incluindo eu, terá gráficos 3D que não se parecem em nada com o estilo 2D, como no caso de Guilty Gear Xrd -SIGN-. Em vez disso a SNK Playmore se arriscou novamente e resolveu investir em algo que, até agora, visualmente está lembrando muito a série Maximum Impact de The King of Fighters, o que infelizmente deve dividir opiniões entre o público mais fiel da empresa. Parece que realmente o boato daquele rapaz era relevante, pois me lembrando daquele Terry acredito que ele provavelmente estará na apresentação do jogo, que ainda não está disponível. Contudo o primeiro teaser trailer já foi lançado:

Sobre a jogabilidade, a SNK Playmore afirmou que o jogo “terá gráficos 3D de alta qualidade mas terá jogabilidade fiel às raízes da série”. Isso me faz pensar que a mudança mais radical no jogo deve ser realmente na parte gráfica. Não há ainda informações detalhadas sobre como vai ser o sistema de jogo mas, como pode ser visto no primeiro trailer e concluir do que é dito pela SNKP, é provável que seja um “2.5D”, onde os gráficos são em 3D mas a movimentação dos personagens ocorre em direções predominantemente 2D. Não existem, até o presente momento, informações sobre o número de personagens do jogo mas, se nada mudar, este jogo será provavelmente um “Dream Match“, que historicamente na série KOF é um jogo que não possui história canônica e que vem antes de um novo arco, trazendo grande parte dos personagens do arco mais recente. Até hoje esta tradição, trazida por KOF ’98 e KOF 2002, só foi quebrada por KOF XII, que por muitos é considerado um beta de KOF XIII.

KOFXIV ss3

Quem se lembra do processo de criação de  The King of Fighters XIII, sabe que ele foi totalmente modelado em 3D antes de ter seus gráficos trabalhados à mão para ter o visual de 2D. Eu realmente esperava que iriam aproveitar o duro trabalho que tiveram ou que iam partir para uma solução parecida com Guilty Gear Xrd, onde o jogo é em 3D mas lembra perfeitamente o estilo anime em seu visual. Se fosse feito dessa maneira não quebraria a identidade visual esperada do jogo e não criaria desconfiança nos fãs, o que infelizmente ocorreu, dado a quantidade de “dislikes” nos vídeos publicados do primeiro teaser trailer e nos comentários pela internet.

KOFXIV ss1

Ainda falando sobre gráficos, neste primeiro vídeo eles não parecem ter impressionado boa parte das pessoas que assistiram, e isso é bem ruim para um jogo que deveria ter gerado uma impressão altamente positiva, uma vez que é aguardado há algum tempo. Neste momento o público tira conclusões partindo apenas do que está vendo, uma vez que ainda não é possível jogar ou ver alguém jogando o título, sendo realmente complicado avaliar o nível dos gráficos vendo apenas estes poucos segundos de vídeo e umas poucas imagens, pois pode ser que eles ainda melhorem (o jogo ainda está em desenvolvimento). Se os gráficos forem futuramente tão bem animados que se mostrem muito interessantes, pode ser que agrade o público, porém, do jeito que está acho difícil e espero que o resultado final impressione bem mais que neste teaser trailer, que não conseguiu uma boa aceitação. Pode ser que uma quantidade realmente grande de personagens seja lançado para que tentem justificar os gráficos aparentemente “pouco trabalhados”, mas tanto isso quanto a qualidade final dos gráficos só o tempo dirá.

KOFXIV ss2

O que mais espero do jogo é que tenham investido muito na jogabilidade e no modo online, pois estas me parecem ser as principais ferramentas para o sucesso do jogo em termos de vendas e aceitação, uma vez que ele enfrentará como alguns de seus concorrentes, no ano que vem, nada menos que Street Fighter V e Guilty Gear Xrd -REVELATOR-, que contam com sistemas de jogo e funcionalidades aparentemente bem interessantes, empresas que se mostram comprometidas em fazer um modo online atrativo e gráficos que impressionaram bem mais à primeira vista do que os apresentados neste vídeo inicial de The King of Fighters XIV. A SNK Playmore simplesmente ficou calada por muito tempo e mesmo mostrando um teaser trailer não fez um trabalho de divulgação tão bom quanto o dos jogos acima citados, o que mostra mais uma vez que a empresa precisa aprender a promover melhor os seus produtos e a interagir mais com sua base de jogadores.

Uma coisa que considero um tiro no pé é a atual exclusividade para Playstation 4. Levando em conta que grande parte dos seus concorrentes do ano que vem não será de plataforma única, acho que o público alcançado com o jogo vai ser drasticamente reduzido se o jogo se mostrar um exclusivo “não temporário” do console da Sony.

Quando eu tiver mais informações publicarei aqui, mas por enquanto só espero que divulguem sem demora mais detalhes, como quais os personagens estarão presentes, sistema de jogo e funcionalidades (modos de jogo etc). Sendo fã espero que o jogo se mostre um concorrente à altura de gigantes como  Street Fighter V, mesmo sabendo que não se parecerá da maneira que eu imaginava xD
E vocês, o que esperam de The King of Fighters XIV?

*Agradeço ao Fabiano Fubá, pelo aviso da notícia em primeira mão, às 5:22 da manhã ^^

Fontes: SNK Playmore (anúncio), Kotaku (screenshots)

Você pode gostar...