The King of Fighters XIV: Análise do trailer do time da América do Sul, ou seria time do Brasil?

  • KOFXIV_Zarina_4
  • KOFXIV_Zarina_3
  • KOFXIV_Zarina_2
  • KOFXIV_Zarina_1
  • KOFXIV_bandeiras_hattori__kof_xiv__by_briankusanagi98
  • KOFXIV_nelson__kof_xiv__by_briankusanagi98
  • KOFXIV_zarina__kof_xiv__by_briankusanagi98
  • KOFXIV_south_america_team___the_king_of_fighters_xiv_by_zeref_ftx
  • kof94_character_select
  • KOFXIV_mlp_zarina___kof_xiv___by_brianchoobrony_artie
  • KOFXIV_Zarina_6
  • KOFXIV_Zarina_5

O trailer do time da América do Sul de The King of Fighters XIV foi revelado há poucos dias e vem sendo motivo de muitas conversas calorosas nas redes sociais, dado que a nacionalidade dos personagens foi exatamente a reflexão de “América do Sul” que muitos esperavam.

Nelson, Bandeiras e Zarina, que teve seu gameplay visto pela primeira vez neste trailer, já estão sendo chamados de “time do Brasil” por muitas pessoas, pelo fato de Nelson e Bandeiras serem brasileiros e Zarina ser uma colombiana que vive no Brasil. Particularmente acho válida a revolta dos outros sul-americanos, uma vez que esperava-se que os 3 personagens fossem de diferentes países (o que seria o justo para um time da América do Sul).

KOFXIV_south_america_team___the_king_of_fighters_xiv_by_zeref_ftx

Uma dançarina lutadora, um boxeador e um ninja representam os sul-americanos neste KOF.
(Imagem: Brian Kusanagi)

Falando do passado, o time do Brasil em KOF ’94 tinha 2 estadunidenses (Ralf e Clark) e um de nacionalidade desconhecida (Heidern), e que mesmo assim ganharam o carinho e a consideração dos jogadores brasileiros, assim como o time do México tinha dois japoneses (Takuma e Ryo) e um italiano (Robert), que também caíram nas graças dos mexicanos. Aconteceram outros casos no mesmo jogo e isso acabou, já naquela época, comprovando que a SNK certamente adora colocar “gente de um país representando outro”, não é verdade?

kof94_character_select

Clássico “México” contra “Brasil” em KOF ’94

Os membros do time da América do Sul aparentemente são todos adeptos de combate corpo a corpo, ou seja, nada de controle de espaço usando magias ou algum tipo de arma de longo alcance.

Bandeiras conta com um estilo de ninjutsu brasileiro desenvolvido por ele mesmo. Fascinado com a arte ninja desde criança, ele treinou muito duro para chegar em um alto nível e agora busca reconhecimento para assim seguir adiante com seu recém fundado “Dojo da Arte Ninja Brasileira”, que ainda não possui alunos. Vale lembrar que ele estreou se chamando “Banderas” e que a SNK, vendo que não soava tão brasileiro assim, mudou para Bandeiras.

KOFXIV_bandeiras_hattori__kof_xiv__by_briankusanagi98

  • Seus golpes são baseados no corpo a corpo e Bandeiras Hattori possui muitas formas de fazer combos e se movimentar na tela. Sua lista de comandos pode ser encontrada neste link.
  • Seu Iguazu Otoshi,  arremesso no estilo “Izuna Drop” que é marca registrada de muitos ninjas dos games e da ficção, é surpreendentemente feito segurando para baixo por algum tempo e depois colocando para cima e apertando soco. Sim, é um arremesso de comando com charge e isso não é novo na SNK. Jubei Yamada, de Fatal Fury 2, possui um arremesso de comando idêntico.
  • Ele possui um slide (deslizada com chute) chamado Daruma Otoshi e também um normal de comando (Kabutowari, mais usado em combos), assim como a capacidade de pular 2x com o auxílio do canto (“triangle jump” chamado Sankaku-Tobi).
  • Ele possui um tipo de teleporte em forma de corrida que pode ser combinado com o Iguazu Otoshi, o Shining Ninja Arts. Se feito dessa forma o Iguazu Otoshi vai levar o adversário para o sentido do canto da tela, indo para o lado de Bandeiras, como Hattori Hanzo faz em Samurai Shodown 2 quando acerta sua versão do golpe enquanto corre.
  • Kawarimi é seu contra golpe, que serve tanto para contra-atacar magias quanto outros tipos de golpes.
  • Shinobiashi é um tipo de joelhada, semelhante a um “Tiger Kick” de Joe em KOF XIII e que serve para levantar o adversário. Este golpe é a chave de muitos combos de Bandeiras.
  • Seus SSMs, Kama Itashi e Tatami Gaeshi são úteis a curta distância, sendo o primeiro uma sequência de cortes e o segundo uma explosão que pode ser usada também como antiaéreo.
  • Seu Climax Move, Kage Bushin, pode ser feito de média distância e conecta em combos mesmo com o adversário caindo após um Shinobiashi.

KOFXIV_nelson__kof_xiv__by_briankusanagi98

 

Nelson é um jovem prodígio do boxe que perdeu um braço durante um terrível acidente. Ele retornou rapidamente aos ringues graças a uma prótese baseada na mais alta tecnologia robótica. Ele luta agora buscando ser o campeão mundial enquanto aguarda esperançoso o dia em que sua noiva acordará de um coma (será que foi devido ao acidente?). Ele carrega seu anel de noivado pendurado no pescoço.

  • Os golpes de Nelson são realmente inovadores para um jogo de luta jogado num plano 2D. A maior parte dos golpes dele parece simplesmente uma sequência de normais e você terá que se acostumar a fazer pressão no adversário desta forma. Não se preocupe, variações não faltam e os seus golpes são de perigosos para cima!
  • A step into Victory! é seu “teleporte”. Assim como Bandeiras, ele se desloca rapidamente para frente, podendo colar no adversário com muita facilidade e acredite, é ai mesmo que Nelson quer estar, colado.
  • I will hit ya until you go down! é um arremesso de comando feito com meia lua no sentido horário e um toque para frente + botão de soco. O comando é idêntico ao do arremesso de comando de Daimon e, para um personagem fortemente corpo a corpo como Nelson, este golpe vai entrar em muitos mind games, podendo decidir partidas por pressão psicológica, tudo graças ao seu outro golpe especial, que se divide em 4 categorias.
  • Os outros golpes especiais de Nelson se dividem em 4 categorias. Todos iniciam na categoria A, seguem para a categoria B e podem ser terminados com um golpe da categoria C ou D. O total de variações de golpes são simplesmente 72! Sim, isso mesmo, setenta e duas combinações diferentes entre CatA->CatB->CatC ou CatA->CatB->CatD.
  • Um de seus SSMs, Mighty Punch ou Invisible Punch, é um golpe rápido de curta distância e o outro ainda não vi.
  • Seu Climax Move, Victory Punch, é uma sequência de socos que parece ser bem tranquila de se emendar em combos.

 

KOFXIV_zarina__kof_xiv__by_briankusanagi98

 

A sorridente Zarina é a única não brasileira do time. A colombiana que justifica o nome “Team South America” é muito sorridente e alegre e seu estilo de luta usa a dança para chutar seus oponentes no ritmo enquanto mantém um ar de fofura! A luta dela é para proteger o local de nidificação de seu companheiro tucano “Coco”, cuja espécie está enfrentando a ameaça de extinção. A SNK claramente se preocupou com detalhes na personagem, vide marcas de biquíni, que não são tão comuns em jogos.

  • O estilo de luta de Zarina lembra bastante Bob Wilson (Fatal Fury 3) e Momoko (KOF XI) e ela poderia se passar facilmente por capoeirista.
  • No início do vídeo vemos um combo que parece ser algo como “soco, frente soco/chute”, dando a impressão que ela vai ter também este padrão de inicialização de combos.
  • Logo em seguida me parece a mesma coisa, só que dá a impressão que depois do primeiro golpe em pé ela emenda com um tipo de diagonal. Aquilo não me parece um golpe especial.
  • Depois acho que mostraram os arremessos normais dela feitos com soco forte e chute forte e ai mostram o blowback attack (“CD”/soco forte + chute forte).
  • Em seguida acredito que seja um arremesso especial e depois um combo com algo que me lembrou o Leg Tomahawk de Krauser (Fatal Fury 2).
  • O próximo golpe parece uma versão mais leve do Dancing Bison (Potencial Power de Bob Wilson em Real Bout Fatal Fury 2). Logo depois ela usa sua versão do Rolling Turtle, também de Bob Wilson.
  • Um SSM onde ela levanta o adversário com um “Power Geiser de Flores”. Na minha opinião isso poderia ter sido feito com um chute e não com um soco, mas a SNK deve ter seus motivos…
  • O segundo SSM da moça é uma sequência de golpes onde ela usa o combo inicializador do início de sua aparição no vídeo. A finalização com flores amarelas neste golpe praticamente define que ela terá flores em todos os seus SSMs e Climax, como uma marca registrada da lutadora.
  • No seu Climax Move ela mostra que o adversário está mesmo destinado a ficar levando, além de chutes, “bundadas” e “sentadas” floridas da moça, que vão machucar muito sua barra de vida.

 

KOFXIV_Cenario_AmericaDoSul

O cenário das Cachoeiras do Iguaçu tem com música de fundo “Coco“, que é o mesmo nome do tucano de Zarina. A música combina bem com o ambiente e se mostra bem “festiva”, dando a impressão que é essa a imagem que o povo da América do Sul passou para o para a SNK (senti fortes influências brasileiras nisso, não sei por que).

KOFXIV_mlp_zarina___kof_xiv___by_brianchoobrony_artie

Arte de Zarina por BrianChooBrony-Artie

 

Zarina conquistou seus fãs mas não surpreendeu a todos, talvez por não ter causado um impacto tão grande e igualmente inesperado como o de Xanadu e Mian. Por outro lado os brasileiros parecem estar felizes de terem ganhado um time praticamente nacional, enquanto nossos vizinhos de continente parecem furiosos com a SNK.

Galeria

 

Fontes: SNKPlamoreGame, Zeref-ftx, Brian Kusanagi, Gamer, G-Mantle, BrianChooBrony-Artie

Você pode gostar...