The King of Fighters XIV: Análise do time Art of Fighting!

A SNK Playmore lançou nesta quinta o team trailer do tradicional time Art of Fighting e como de costume eu vou tentar extrair e expor o máximo de informação que conseguir dele.

YuriWinXIII

Pose de vitória de Yuri em KOF XIII foi usada como inspiração no final de seu Climax Move.

O roteiro do trailer é bem tranquilo de resumir: Uma visão inicial do cenário, com referências ao passado da SNK, os personagens Ryo Sakazaki e Robert Garcia  mostrando a maior parte de seus golpes clássicos seguido de um pequeno show de combos de cada um dos 3 personagens, com certo foco final em Yuri Sakazaki, que está com um visual levemente novo, uma aparência levemente mais adulta em comparação com sua versão anterior e carregando o legado de alfinetadas brincalhonas entre SNK e Capcom.

O time de praticantes do estilo Kyokugenryu terá como tema a música Tiger & Dragon, fazendo referência direta à Ryo (“The Invincible Dragon”, que foi ironicamente treinado para ser o Tigre) e Robert (“The Raging Tiger”, que foi ironicamente treinado para ser o Dragão). A música lembra bastante, pelo menos para mim, uma combinação de Kamikirimushi (tema do time em KOF’96) com Yureru Otokogokoro (tema do time em KOF’95), com partes originais e também contando com pitadas de outras músicas que fazem parte da história dos personagens de alguma forma. 

À primeira vista o cenário me lembrou, de certa forma, uma combinação do cenário de Ryo Sakazaki em Fatal Fury Special com o cenário de Mr. Karate em KOF XIII, com pequenos toques de cenários da série Samurai Shodown, entre outros que eu poderia citar aqui e que talvez tenham servido de inspiração. O cenário não ser um dojo/academia talvez se deva ao fato de Takuma não estar presente no time.

FFSpecial_Ryo_BG

Cenário de Ryo em Fatal Fury Special

KOF XIII Ryo vs Karate

Cenário de Mr. Karate em The King of Fighters XIII

 

SS2_Cenario Ukyo

Cenário clássico de Ukyo em Samurai Shodown 2

Agora vou falar do que foi mostrado no trailer, assim como sobre outras coisas, dividindo por personagens.

KOFXIV_Ryo_trailer_aof_1

Combo devastador que usa apenas uma barra promete virar padrão de Ryo.

  • Ryo Sakazaki vem em uma versão semelhante a que foi vista em KOF XIII e ele mostra apenas alguns de seus combos no vídeo. Sua lista de golpes pode ser vista neste link.
  • Seu combo com 1 barra de especial causa um dano considerável e já virou assunto entre alguns jogadores.
  • O Climax Cancel não o favorece Ryo em comparação com Kyo e Iori, por exemplo, e ele não é o único a sofrer disso no jogo (oi Vice). O que acontece aqui é que, aparentemente, ele não pode causar o dano completo de seu SDM antes de fazer o Climax Move. No vídeo ele faz um combo de 20% de dano antes do SDM + Climax e tudo isso para dar o mesmo dano que Kyo ou Iori podem causar sem fazer combo algum antes do SDM + Climax. O jeito é esperar a versão final do jogo mas, na minha opinião, deveriam diminuir um pouco o dano geral em combos (todos os personagens), só um pouco.
KOFXIV_Robert_trailer_aof_1

O EX Hien Senpuu Kyaku provavelmente será a melhor ferramenta para os combos de Robert em Max Mode

  • Robert Garcia recuperou seu Hien Senpuu Kyaku de KOF’96 e este golpe é sua ferramenta principal de combos durante o Max Mode, pois na versão EX ele é o principal iniciador para bons combos. Sua lista de golpes pode ser vista neste link.
  • Robert mostra também que vai ser possível cancelar o Haoh Shoukou Ken no Climax Move.  Ele perde muito dano no vídeo por não deixar pegar todos os acertos da magia e eu espero que seja possível esperar a magia toda acertar antes de usar o Climax Move.
  • Assim como alguns outros personagens, notei que aparentemente não há uma forma de Robert aproveitar seu Max Mode completamente longe do canto da tela, assim como Iori consegue fazer. Espero que isso mude não só para ele, mas para todos os personagens do elenco, assim como espero um certo balanceamento entre os personagens.
KOFXIV_Yuri_trailer_aof_1

“Chou Saiha” ? faz Yuri cair devido ao impacto. Isso se assemelha tanto à um golpe de Kensou quanto outro de Dan. O inspiração pode ter vindo de ambos.

  • Yuri Sakazaki, a grande estrela do trailer, aparentemente possui uma lista de golpes idêntica à lista de KOF XIII, com poucas diferenças.
  • Já podemos dizer que Yuri tem confirmados, como golpes especiais e DM’s, Saiha, Yuri Chou Upper, Kooh Ken, Houyoku~Nage, Hyakuretsu Binta, Haoh Shoukou Ken, Hien Hou’ou Kyaku e um novo DM, que talvez se chame “Chou  Saiha” baseado no que eu consegui entender dela falando, assim como um Climax Move que lembra tanto o seu HSDM de KOF 2002UM quanto o Ultra Combo de Dan Hibiki na série Street Fighter IV, continuando uma brincadeira que já dura praticamente 2 décadas entre SNK e Capcom (Dan satiriza os personagens de Art of Fighting enquanto Yuri satiriza os personagens “shoto” de Street Fighter).
  • Ela parece ter uma nova dubladora e seu jeitão é o mesmo de sempre: habilidosa e divertida. Sua pose no final de seu Climax Move é uma referência tanto ao seu retrato de vitória em KOF XIII quanto à Dan Hibiki (reparem no efeito sonoro neste momento do golpe).
  • Seu SDM (versão “EX”) do Haoh Shoukou Ken acerta 3 vezes e tira menos vida que o mesmo golpe dos outros membros do time, mostrando que Yuri, apesar de contar com 3 Super Special Moves, não tem todos em uma forma totalmente “evoluída”.
  • Assim como antigamente, em se tratando das magias do pessoal de Art of Fighting, o Haoh Shoukou Ken parece ser uma versão aumentada/esticada do Kooh Ken de cada personagem, assim como pode ser visto na galeria ao final desta matéria.

 

 

Galeria de imagens

 

Combo bônus da matéria, ai vai um vídeo de uma abertura feita por fã (DANY KOF), que foi baseada na de The King of Fighters ’96. Particularmente eu gostei muito e achei que captou totalmente o clima do jogo.

 

Fontes: Angelfire, VGM Fighter, MythKilller77,  Robson Vieira, SNK PlaymoreDANY KOF, Gamer

Talvez você goste de ler...