The King of Fighters XIV: Análise do time dos vilões!

KOFXIV_Viloes_1

Desta vez me atrasei um tanto mas finalmente essa análise vai sair!

A SNK Playmore, juntamente com a Sony e a Atlus, divulgaram há alguns dias o trailer do “time dos vilões” composto pela dupla cômica Chang e Choi, além do insano estreante Xanadu, o “rei do subterrâneo”.

 

Chang

  • Mantém uma lista de ataques praticamente igual a que tinha em The King of Fighters ’98, tendo ganhado de novidades apenas seu Climax Move e a possibilidade de emendar seu Tekkyuu Funsai Geki  com seus SSMs. Sua lista completa de comandos está neste link.
  • Seu Climax Move, Tekkyuu Dai Ousatsu, ficou interessante mas não parece dar mais dano do que os demais.
  • Como a base do jogo de Chang são seus normais, espera-se que ele consiga controlar bem o espaço usado eles, porém durante os vídeos que ví de lutas do personagem eles não parecem tão bons quanto deveriam ser para compensar a falta de mobilidade e o tamanho enorme (alvo “mais fácil” de combos). O soco forte abaixado dele parece ridiculamente ruim, ao passo que o principal poke do personagem, o soco fraco em pé, parece ter perdido alcance em relação às versões anteriores de Chang.
  • Seu Tekkyuu Daikaiten (ficar apertando o botão para fazer a bola de ferro girar em torno dele) não parece tão bom quanto em KOF’s anteriores, onde a recuperação deste golpe quando defendido parecia claramente mais eficiente. Talvez tenham feito isso para balancear melhor o golpe, porém neste caso eu acho que poderia ser compensado com algo mais, como por exemplo manter o alto dano do golpe na defesa do adversário. Eu fico imaginando se este golpe não vai “dar problema” por ter praticamente o mesmo comando do Rush Combo e fico pensando se eles vão se diferenciar na velocidade em que se aperta o botão.
  • A versão EX do Tekkyuu Funsai Geki acerta duas vezes fazendo com que o adversário suba. Se defendido ele faz com que o adversário praticamente não saia do lugar, podendo servir de mecanismo de pressão caso Chang tenha uma recuperação rápida quando usar o golpe.

Choi

  • Parece ser basicamente o Choi que todos conhecemos, mas sem o Hien Zan e o o Hishou Kyaku, que ele tinha aprendido com Kim. Seu Climax Move aparentemente causa menos dano que o padrão. Sua lista de comandos pode ser vista neste link.
  • Seu Mukuro Zuki (frente + soco fraco) emenda depois de soco forte em pé e provavelmente vai ser um bom iniciador para combos, principalmente para o SSM Shissou Kyoujinzan.
  • O EX Hishou Kuretsuzan (baixo, cima chute) foi mostrado no vídeo e parecia muito rápido, além de visar as costas do adversário e poder ser seguido de combo. Só por este golpe dá para ver que ativar Max Mode com Choi fora de combos para manter a barra completa pode vir a ser bem viável.
  • O SSM Shin!Chouretsu Tatsumaki Shinkuzan (“Furação”) parece bem rápido na versão Max(EX) e talvez sirva de anti aéreo.
  • No geral ele está bem rápido e acho que o jeitão de jogar com ele vai ser muito parecido com o que era em KOF’s anteriores, com a diferença de que ele tem acesso a algumas novas armas enquanto perdeu outras. Ainda não vi o golpe Kyoushu Shitotsu, que é seu único especial (fora SSMs e Climax) que é feito sem charge (manter pressionado um sentido do direcional antes de finalizar o comando).

Xanadu

  • O rei do crime do subterrâneo foi o “climax” do vídeo, mostrando sua aparente insanidade combinada perfeitamente com uma boa dose cômica. Ele praticamente garantiu seu lugar no time de muita gente só por causa deste vídeo! O personagem é muito original e carismático, sendo garantido que vai ganhar muitos fãs!
  • No seu primeiro movimento ele mostra que seu soco forte em pé provavelmente tem momentos de armadura, assim como o de Maxima. Uma potencialidade mostrada no vídeo é que o golpe serve perfeitamente para entrar em Max Mode e causar muito dano, me lembrando muito Shen em KOF XIII, que tinha uma tática semelhante com seu soco forte em pé, tendo este soco usado para entrar em Max Mode  mais frequentemente que Maxima.
  • O golpe que ele sai rodando os braços e correndo provavelmente vai ser um finalizador muito comum de combos, ainda mais pelo fato de permitir aproveitar todo o golpe antes de cancelar em um SSM (Xanadu Reppa? xD).
  • Aquele grito que ele fez no vídeo aos 1:17 parece ser bom para “cortar” tanto golpes especiais quanto normais e acho que vai ser usado como se fosse uma magia de curto alcance.
  • O “nana neném que o Xanadu vai te partir” é um arremesso de comando onde ele corre, como se fosse Yashiro ou Clark. Não acho que vá emendar em combos, mas pode ser usado de outra forma na estratégia do personagem, ainda mais que li que o jogo não possui alternate guard até o momento (técnica usada para evitar ser arremessado em KOFs mais antigas, onde o jogador alternava entre defesa abaixada e em pé bem rapidamente para manter-se na pose, pois uma vez na nela era impossível ser arremessado diretamente).
  • Minha suspeita é que o arremesso em que ele rola o adversário feito uma bola é provavelmente seu arremesso normal com soco forte, uma vez que causa exatos 100 de dano.
  • Seu Climax Move é um arremesso de comando e estou ansioso para ver o que acontece depois que ele fala “eureka!”.
  • Ele aparentemente tem uma deslizada que lembra a do Duck King de Real Bout Fatal Fury e meu palpite é que ela passa por baixo de magias!
KOFXIV_Viloes_5

Essa deslizada deve passar por baixo de magias, só acho!

O cenário do subterrâneo e sua música, WA, certamente se casaram muito bem!  Sobre a história do time, o fato de Chang e Choi terem se juntado a Xanadu pode significar tanto que o programa de reabilitação de Kim falhou, quanto uma estratégia para obter algo. Falando dos meus palpites, caso a dupla tenha caído novamente no mundo do crime pode ser que abra possibilidade para o resto do pessoal do Tae Kwon Do voltar/aparecer ao KOF futuramente (Jhun, May Lee, Jae, Dong). Quem sabe também no futuro a dupla não acabe caindo num “programa de reabilitação da May Lee”?

Como bônus ai vai mais um vídeo, este com 15 minutos de gameplay feito pelo pessoal do GameSpot. O nível de habilidade do vídeo não é tão bom, mas a qualidade da gravação, a possibilidade de ouvir um pouco mais das músicas e de ver algumas poses de vitória dos personagens o fazem valer a pena.

 

 

Fontes: SNK Playmore, Gamer

Talvez você goste de ler...