The King of Fighters XIII: Diferenças de dano entre as versões Xbox 360, Playstation 3 e Steam

Este é um vídeo que fiz para demonstrar que há uma diferença, mesmo que mínima, entre o dano de certos combos nas versões caseiras do jogo. Além disso ao final mostro uma pequena curiosidade.

Para expor melhor a questão vou explicar primeiro que neste jogo todos os combos estão sujeitos a regras de dano conforme o combo vai aumentando. Estas regras são popularmente conhecidas como “damage scalling” ou “escalabilidade de dano”, em tradução livre. Resumidamente, nesta regra, dentro de um combo a cada hit após o primeiro o jogador que está batendo perderá 5% do dano do próximo golpe, sendo que nenhum golpe do jogo dá menos de 20% de seu dano total ou 4 de dano, o que for maior (se der menos que isso é porque este golpe sempre causou zero de dano) e que um SDM(Super Desperation Move) ou “Super”, sendo EX ou não, sempre dará ao menos 40% de seu dano total e que um Neo Max nunca causará menos de 50% de seu dano total, sendo que num eventual Max Cancel, o Neo Max sofrerá a mesma redução de dano do SDM que o precedeu, se esta redução for menor ou igual a 50% de seu dano total ou, caso contrário, causará 50% de dano. Há ainda hits que não contam para o “damage scaling” e hits de dano fixo não importando o tamanho do combo.

Bom, explicada esta regra, no vídeo a seguir eu escolhi 2 exemplos que ilustram bem a diferença de dano e além disso demonstrarei um caso exemplo onde este 1 de dano poderia teoricamente fazer a diferença dependendo da versão jogada enquanto esclareço que um combo de 100% real neste jogo não é exatamente o que muita gente pensa que é, confira !

Isso mesmo, trata-se de uma diferença de 1 de dano entre as plataformas ! Mas que pode significar a derrota ou a vitória  em uma situação extremamente rara é claro.
As versões Playstation 3 e Steam estão com o dano incorreto e a versão Xbox 360 está correta em todos os casos que testei, que não foram somente os que apareceram no exemplo.
Foram testadas todas as versões caseiras disponíveis atualmente do jogo e pude constatar que esta diferença de dano ocorre em diferentes tipos de combos, tanto HDs quanto comuns. Contudo vale ressaltar que no geral a maioria dos combos do jogo não é afetada por este problema.

Infelizmente no Brasil não temos acesso à versão Climax de The King of Fighters XIII, que foi lançada para arcades e que teve aparentemente suas modificações em relação às versões caseiras transportadas para a versão Steam.

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1 Response

  1. 6 de novembro de 2014

    […] início do ano lancei um vídeo explicando como existe uma diferença de dano entre as versões, e provando que por causa disso um […]