Street Fighter V tem sérios problemas de input lag

Todos sabemos que a Capcom tem muito o que corrigir em Street Fighter V e que o jogo tem uma enorme lista de bugs e problemas entre os quais alguns são mais prioritários que outros.

Em um vídeo bem técnico, Battle(non)sense mostra uma comparação direta, usando um setup bem otimizado, entre Street Fighter V, Mortal Kombat X, Ultra Street Fighter IV e  Skullgirls no que se refere ao input lag (resumidamente, o tempo de atraso entre o comando feito no controle  e  o mesmo sendo  visto na tela), tanto online quanto offline.

Como visto no vídeo acima, os resultados são terríveis para um jogo competitivo, com Street Fighter V ficando atrás de todos os outros jogos, chegando a ter o dobro de tempo de input lag que USFIV e mais que o quádruplo do input lag de Mortal Kombat X e Skullgirls. Como se isso não bastasse, a sincronização entre os jogadores online, mesmo com o ping lindo de 1ms, deixa muito a desejar, já que um jogador vê antes do outro uma determinada ação na tela (sendo mostrado no vídeo o jogador convidado da sala vendo antes do host).

Um dos vilões é o V-Sync, uma ferramenta que ajusta a taxa de atualização do jogo com a do monitor, evitando que a imagem fique trêmula e deixando o visual mais bonito em troca de performance. O recurso vem ligado de fábrica na maioria dos jogos, como é o caso de Street Fighter V, só que no caso do jogo mais recente da Capcom não há opção de desligá-lo, a não ser que você mexa por sua conta nos arquivos do jogo (como o engine.ini). O outro vilão é a simples má otimização do jogo neste quesito.

SFV-Dhalsim-vt2

Com o recurso V-Sync desligado a situação de Street Fighter V melhora levemente, mas ainda sim ficando muito atrás dos outros jogos, mostrando que a má otimização do tratamento de inputs do jogo realmente o afeta seriamente.

A segunda parte do vídeo mostra algo já conhecido de jogadores online: quanto maior o ping, maior o delay. Porém, neste caso vale observar que, com 200ms de ping ou mais, Street Fighter V simplesmente parou de responder aos inputs nos testes feitos.

Não é segredo que, para que Street Fighter V faça todo o sucesso esperado dele, muitas correções e otimizações são esperadas por parte da Capcom e esta certamente é uma delas.

Fontes: Shoryuken via Battle(non)sense

Talvez você goste de ler...