SNK revela seus próximos planos durante a Tokyo Game Show 2016

snk-future-is-now

O lendário site MMCafe publicou uma tradução sintetizada do que foi dito pelo produtor e planner de The King of Fighters XIV, respectivamente Yasuyuki Oda e Neo_G, no segundo dia de negócios da Tokyo Game Show 2016. Representando a SNK, ambos falaram sobre seus planos futuros para KOF XIV e também disseram algumas palavras sobre projetos futuros e curiosidades. Aqui eu vou fazer uma matéria totalmente baseada no que foi publicado no MMCafe, adicionando, sintetizando e organizando pontos para tentar melhorar o entendimento, sendo que e a matéria original do MMCafe (em inglês) pode ser vista neste link.

Sobre The King of Fighters XIV

A próxima atualização

Durante o mês de outubro está programado uma nova atualização, sobre a qual Neo_G será o principal responsável. Ele foi franco e direto sobre o que será feito: Arrumar o que precisar ser arrumado, corrigindo ou ajustando toda e qualquer coisa que ele entenda que precisa. Qualquer coisa que ele não consiga cobrir até outubro será feita em atualizações adicionais no futuro.

KOFXIV__Logo_boa_definicao

Está atualmente agendado para que a atualização de outubro consiga corrigir os seguintes pontos:

  • O problema com o Fuzzy Guard (F-Shiki) vai ser removido do jogo. Este é o problema que causa, explicando resumidamente, situações onde o jogador pode levar overheads (golpes que só podem ser defendidos em cima) de golpes que jamais acertariam um personagem abaixado, mesmo estando com o controle previamente em posição abaixada (a animação do personagem permanece em pé e o jogo considera o personagem defendendo abaixado, possibilitando assim a ocorrência do problema).
  • Personagens serão balanceados.
  • O modo online do jogo terá certos problemas corrigidos. Eles estão satisfeitos com o netcode, mas eles querem melhorar alguns dos sistemas envolvidos no modo online, particularmente os relacionados ao modo ranqueado, pois atualmente ele tende a botar para se enfrentarem jogadores sem olhar direitos para suas posições no ranking.
  • Aumentar a penalidade para quitters, já que a penalidade que a SNK silenciosamente inseriu na última atualização ainda não parece ser suficiente, eles querem deixar a punição para quem sai das partidas para não perder pontos ainda mais pesada.
  • As entradas de comandos vão ser melhoradas mesmo não sendo consideradas um problema para os iniciantes, já que os jogadores mais experientes estão enfrentando problemas com o fato delas serem tolerantes demais. Neo_G espera ajustar as coisas de modo a deixar tanto novatos quanto veteranos felizes.
  • Alguns outros ajustes não listados aqui talvez sejam também implementados.

 

Sobre o feedback e alguns tópicos de balanceamento

KOFXIV_OfficialInvitation_3

De acordo com Oda, a SNK está recebendo bem mais avaliações positivas dos consumidores do que esperava. Com o jogo tendo como um de seus conceitos fundamentais “ser divertido para se mexer com os personagens”, enquanto estava sendo feito, os desenvolvedores sabiam que o jogo deveria ser divertido, então decidiram fazer várias golpes o mais forte possível e balancear eles depois a partir deste ponto. O resultado é que as pessoas estão jogando o game na direção em que eles esperavam.

Mian, por exemplo, pode fazer um divekick (chute aéreo descendente) e voltar para trás ainda no ar, mas fazer isso requer muitos comandos. Os desenvolvedores estão felizes que os jogadores possam realmente usar as coisas que eles implementaram no jogo “teoricamente” (isso foi Neo_G que fez). Porém os mesmos desenvolvedores admitiram que algumas coisa ficaram “divertidas demais”, como a Mamahaha de Nakoruru (o falcão dela), que pode passar de boa por todas as magias e projéteis do jogo.

kofxiv_nakoruru_mamahaha

 

Enquanto alguns golpes do jogo parecem ser realmente quebrados de tão fortes, eles estão tendo muitos retornos positivos dizendo que é, no geral, muito divertido que os personagens em KOF XIV tenham golpes poderosos. Ainda sobre isso eles especificaram que na próxima atualização a visão de balanceamento vai seguir um rumo assim: “O falcão da Nakoruru pode estar um tanto impertinente….Nós não queremos mudar o jeitão de jogar de forma exagerada”. Isso me deu a entender, particularmente, que querem deixar balanceado mas ao mesmo tempo não querem mudar drasticamente o estilo de jogar do personagem.

A adaptação do público ao KOF XIV

Oda disse: “Nós escutamos pessoas falando que está diferente do que era antes!” e então ele, e o resto da equipe, ficavam pensando “Mas de qual jogo eles estão falando quando dizem ‘antes’?”.

Neo_G então comenta que KOF XIII está no mercado faz 5 ~ 6 anos, então para jogadores novos ele pode ser considerado “antes”, mas para jogadores das antigas,  lá da época do 98 e 2000, estes [98, 2000 etc.] é que são os jogos considerados “de antes”. Ele ainda comenta que estudaram os pequenos detalhes que diferenciavam os sistemas e, antes de cair na risada, diz: “E concluímos que…era um sistema diferente a cada ano!”

Ainda sobre como o jogo foi adaptado, Neo_G fala que considera que fizeram um bom trabalho adaptando os detalhes da sério KOF para satisfazer os jogadores, mas, agora depois do lançamento, ainda não estão totalmente certos sobre isso e, pessoalmente, ele está dando uma olhada em coisas como as entradas de comando, para que possam usar isso como referência no futuro.

kofxiv_world_championship

Sobre o campeonato mundial de The King of Fighters XIV

O campeonato mundial de KOF XIV vai ser conduzido com a ajuda de várias distribuidoras em cada região. Detalhes ainda vão ser divulgados mais tarde, porém a ideia é ter representantes de cada região competindo em um torneio como top players mundiais.

Como Oda vê algumas comunidades

  • Japão: Já faz um tempo desde que KOF XIII foi lançado, então a comunidade meio que desapareceu. Os fãs principais que continuam suportando o KOF XIV talvez sejam os mesmos, mas novos jogadores parecem estar surgindo de vários lugares de dentro da cena de jogos de luta.
  • Estados Unidos e Europa: KOF XIII está vivo na cena e aqueles que o suportam ainda são os mesmos e a cena está crescendo a partir deste ponto.

Planos futuros

A SNK está recebendo uma quantidade de pedidos acima de suas expectativas para que sejam criados conteúdos para baixar (DLCs) para o KOF XIV, então eles estão olhando para isso e analisando o que seria possível. Agora mesmo eles estão pensando que novas roupas seriam possíveis, mas eles realmente não estão prontos para fazer nenhum tipo de anúncio ou dar datas. Oda chegou a dizer: “Em uma grande atualização de KOFXIV nós esperamos poder começar por roupas/Costumes“.

 

KOFXIV_NightmareGeese

Geese com seu costume de “Nightmare Geese”

 

Sobre novos personagens via DLC eles ouviram pedidos divergentes dos fãs. Há aqueles que obviamente querem novos personagens mas também existem os que acham que 50 personagens já é o suficiente e querem jogar eles antes que outros sejam adicionados. De qualquer forma eles ainda precisam pensar sobre o assunto.

Não existem ainda planos para um novo projeto, como um novo Garou o Samurai Shodown por exemplo. A Sony fez uma pesquisa onde Samurai Shodown se mostrou popular, então isso ajudou Oda a tentar falar com seu superior sobre a possibilidade de fazer o jogo. Mas como o time de desenvolvimento está meio que em uma competição interna para fazer apresentações para seus superiores pois cada um tem seu jogo favorito que gostaria de fazer. De qualquer forma a atmosfera é boa e Oda está otimista que algo possa acontecer.

Um dos problemas atuais da SNK para realizar mais projetos é que atualmente eles não tem pessoal suficiente. Incluindo Oda e Neo_G, os desenvolvedores estão fazendo mais do que somente seus papéis na empresa. Planejando, desenvolvendo, gerenciando o jogo após o lançamento Neo_G parece estar gostando disso,provavelmente pelo fato dele não ter botado a mão no desenvolvimento por um certo tempo.

Sobre o projeto da continuação de Garou que foi cancelada na década de 90

garou2_personagens

Personagens que poderiam estar presentes na continuação de Garou: Mark of the Wolves. Imagem por 4Gamer.net

Falando sobre Garou 2, Oda não sabe detalhes sobre todos os personagens mostrados na imagem acima, já que ele saiu da SNK mais ou menos no tempo em que eles ainda estão tendo ideias sobre o design dos personagens e isso foi ainda antes dos protótipos em pixels serem criados. Na época em que ele ainda estava na SNK, haviam mais “caras maus com cara de intelectual” no elenco de personagens em comparação com o que se vê na imagem. Ele ouviu que 50% do jogo estava pronto na época em que ele foi cancelado.

O novo personagem que ele reconhece da imagem é o jovem boxeador e Quan Conta, que é a moça discípula de Joe Higashi. E no canto direito, embaixo, está o pai de Gato, Gaou. Oda mencionou que ele ouviu que Gato teve todos os seus sprites modificados para deixar seus olhos fechados (para bater com o que aconteceu a ele nos eventos do primeiro Garou). O jovem boxeador era para ser supostamente um personagem que olhasse para Rock Howard como um guardião/babá depois que ele foi para o lado de Kain.

Garou - Terry Mary

 

Outros comentários dos desenvolvedores

  • Oda disse: “Arcades estão morrendo, então não existem muitos lugares onde jogadores podem se encontrar para jogar. Então eventos [como o EVO Japan] onde jogadores podem se juntar podem ser maravilhosos. Vai ser muito legal ter um lugar onde alguém randomicamente simplesmente passe por lá e se divirta.”
  • Oda: “Quando eu voltei para a SNK 2 anos atrás eu disse ao CEO ‘Bora fazer a NeoGeo Land de novo!’ Ele retrucou ‘Você é estúpido?'”. (risos)
  • Falando sobre o momento mais memorável durante o desenvolvimento de KOF XIV Oda respondeu: “Besouros”.
kokusan-kabuto

Besouro japonês. Imagem por MMCafe

  • Durante a segunda metade do desenvolvimento de KOF XIV, Neo_G teve uma crise em casa com seus besouros de estimação se reproduzindo demais. Ele postou no boletim informativo da SNK que daria um besouro a quem quisesse um e como resultado a sala de desenvolvimento da SNK ficou cheia de empregados com besouros em suas mesas.
  • Oda disse: “Eles [os besouros] são a lembrança mais forte que eu tenho da segunda metade da fase de desenvolvimento. O nosso local de trabalho tinha….besouros. Besouros em cima de cada mesa. Eu estava tipo “que lugar é esse?” (risos) E agora quando eu penso que tudo acabou, parece que eles estão chegando em sua próxima geração! No início eu pensei que eles tinham um encanto reconfortante mas, quando tirei meus óculos, eles se pareciam com baratas!” (risos)

 

Fontes: MMCafe, 4GamerMovie, 4Gamer

Talvez você goste de ler...