SNK Playmore anuncia vaga de emprego para o projeto de um novo jogo da série The King of Fighters. O que isso tem de concreto?

Hoje a SNK Playmore, famosa desenvolvedora da série The King of Fighters, anunciou uma vaga de emprego específica para um novo jogo de luta da série em seu site oficial. Esta é uma vaga explicita para um jogo de luta da série KOF, pois isto está escrito no anúncio. Obviamente isto poderia ser também um beat em up (estilo Sengoku ou Final Fight), já que estes podem ser considerados por alguns como jogo de luta, mas definitivamente não se trata de mais um Pachinko (máquinas do tipo “caça-níquel” japonesas).

KOFXIVLeona

Imagem usada para o anúncio da vaga

A vaga anunciadas eram para Consumer Game Planner que é uma pessoa que pode ser o responsável por fazer tanto o design do jogo quanto levantamento de requisitos, testes, ajudar na modelagem, entre outras coisas. Profissionais assim podem decidir como o sistema de jogo funciona em termos de consumidor e negócios, decidir estratégias de DLC, geralmente não sendo especializados em nada, mas podendo contribuir com ideias que influenciam em tudo. Está é uma profissão um tanto comum e sem especialização no Japão, por isso o pode em negrito no começo deste parágrafo, já que no resto do mundo não é comum a prática da contratação de um Consumer Game Planner,  pois no lugar disso geralmente é mais comum encontrarmos profissionais com especializações e cargos mais específicos e definidos no processo de produção e desenvolvimento de um jogo de vídeo game (ex. Designer de Jogos, Designer de Níveis, Engenheiro de Software, etc.) onde podemos sim encontrar quem faça mais de uma coisa, mas não um faz tudo sem ser necessariamente especialista em nada, como no caso do Planner,  que é normalmente conhecido como  “Kikaku” no Japão ( 企画 ).

No caso da vaga anunciada pela SNK Playmore, eles deixam claro que buscam por um staff com experiência e que já tenham trabalhado com planejamento de jogos para o consumidor, sendo que estão dando prioridade a desenvolvedores que já fizeram jogos de luta, levantaram dados para jogos de ação e conhecem como fazer especificação de interfaces de usuários.

KOF XIII Ryo vs Karate

The King of Fighters XIII é o jogo mais atual da série, que não tem atualizações desde 2012, quando a versão Climax saiu para arcades, sendo posteriormente portada para Steam, em 2013.

Por fim, mesmo com todas estas informações, não se pode concluir que se trata de fato um The King of Fighters XIV da vida enquanto não acontecer um anúncio oficial, que poderia vir até mesmo em setembro, na próxima Tokyo Game Showmas a data está tão apertada que isso só faria sentido caso o jogo já esteja em desenvolvimento e a vaga seja para um Consumer Game Planner adicional ou substituto (acho difícil este último).

Algo preocupante para os fãs da série é que, se esta for de fato uma vaga para o Planner principal do projeto, então isto significa que o jogo estaria então em uma fase muito inicial de desenvolvimento e que boatos sobre o lançamento em 2016 seriam realmente falsos, mesmo este do link anterior, no qual seu divulgador excluiu, ou teve excluída, sua conta no Twitter. Porém, caso este não seja o Planner principal e sim um adicional ou substituto, pode ser que o jogo venha a sair em algum ponto do ano que vem ou a partir de 2017, o que, por enquanto, é o mais provável, devido a falta de um anúncio oficial ou algo mais concreto do que as vagas anunciadas, como um site oficial para o jogo ou alguma espécie de trailer de divulgação oficial.

O fato é que os fãs esperam ansiosos por um novo jogo da série, que está perdendo espaço gradativamente em torneios grandes com a EVO, no qual tudo o que teve este ano foi um torneio secundário, devido ao lançamento de jogos concorrentes e falta de atualizações recentes. De qualquer forma, se for lançado ano que vem ou no próximo, ele vai disputar espaço com jogos do calibre de  Street Fighter V, Tekken 7 e Guilty Gear Xrd -Revelator-, só para citar alguns, então se espera um jogo de alta qualidade e a pressão em cima da empresa não será pequena.

Fontes: Orochinagi, SNK Playmore, MMCafe, Minahito

Talvez você goste de ler...