SNK Playmore e o discurso de seu presidente na conferência de lançamento do Pachislot de Beast Busters.

SNKPlaymore-pachi-beastbusters

Imagem por Yugi-Nippon

Ultimamente tenho notado que uma parte considerável dos fãs da SNK Playmore estão um tanto “apocalípticos” a respeito do que vem acontecendo com a empresa, como por exemplo sua recente aquisição pela chinesa Ledo Millenium. Não culpo os fãs, pois somando isso ao fato de que a empresa está há algum tempo sem lançar jogos de vídeo game realmente novos para PC ou consoles, ao mesmo tempo que lança máquinas de Pachislot com certa frequência, é inevitável que muitas suposições passem pela cabeça das pessoas.

Porém, é sempre bom prestar atenção no contexto da situação antes de fazer julgamentos precipitados em um determinado momento, e isso vale para a informação que eu vou passar a seguir.

Dia 17 deste mês, durante a conferência realizada para o lançamento do Pachislot de Beast Busters, o presidente da SNK Playmore, Koichi Sotoyama, falou brevemente sobre a aquisição da empresa pela Ledo Millenium, durante seu discurso, que está descrito abaixo, em parte. Se você preferir ler na totalidade tudo o que foi dito, em japonês, este é o link.

Em 6 de agosto, nós fizemos uma aliança de capital com a Ledo Millenium, uma subsidiária da Perfect World Corp. com base na China e que opera e trabalha com jogos online. O objetivo é fortalecer nosso negócio de entretenimento incluindo Pachislot e Games, para posteriormente expandir nossas licenças baseadas em  Propriedades Intelectuais no mercado chinês.

…O mercado de Pachislot atualmente está sofrendo um massivo declínio de aceitação por parte dos usuários na faixa dos 20 anos de idade sendo então importante que nós desenvolvamos novas máquinas direcionadas para esta faixa de idade mais jovem. Nós somos tanto uma empresa fabricante de Pachislot quanto somos de Vídeo Games. Nós vamos fazer o nosso melhor para tornar os fãs de vídeo games em fãs de jogos de Pachislot.

 

SNK_Playmore_logo

Tendo em vista o conteúdo do anúncio acima, alguns fãs mais “apocalípticos” podem pensar que a SNK Playmore agora está focada em fazer somente jogos para caça-níqueis e vai deixar de lado os jogos de vídeo game para PC e consoles. Bom, vamos analisar:

  • A SNK Playmore quer conquistar espaço no mercado chinês, não só com um dos negócios da empresa, mas aparentemente com todos eles, e a Ledo Millenium, que adquiriu 81,25% dela, é quem possui o maior interesse nisso, pois tem conhecimento do mercado chinês e agora tem boas cartas na manga para se lançar neste mercado. Não se esqueçam que a intenção declarada da Ledo Millenium é produzir de tudo, desde os esperados games e pachislots, até mangás, programas de TV, filmes, e por aí vai.
  • Uma das preocupações do presidente da SNK Playmore durante seu discurso foi deixar claro que a empresa é tanto uma empresa fabricante de Pachislot quanto de Vídeo Games. Não é interesse dele deixar de produzir games, uma vez que são estes games que valorizam sua presença e potencial no mercado e é onde residem das galinhas dos ovos de ouro: deixar suas séries morrerem e caírem no esquecimento só desvalorizaria cada vez mais a empresa e, agora com capital, certamente esta desvalorização deverá freada com a produção de novos jogos, pois os investidores não adquiriram a maior parte da empresa para queimar dinheiro. Algo que reforça isso é a recente abertura de mais vagas para o desenvolvimento de um novo The King of Fighters (game, nada de caça níquel).
  • O evento é uma conferência para o lançamento de um novo Pachislot, que tem total atenção de investidores do ramo e imprensa especializada, e que deve ser atraente para todos os interessados. O mercado de Pachislot está decaindo nos últimos tempos, inclusive no Japão, e a faixa etária citada, de 20 anos de idade, é fonte de preocupação dos investidores. O presidente de uma empresa que está querendo lançar seu jogo num mercado que está em dificuldades tem que saber vender seu peixe, trazer soluções, falar sobre seus planos e determinação para que cliente desejado seja conquistado e foi isso que ele fez e, não poderia, nem deveria, ser diferente. O que mais a respeitada SNK Playmore poderia trazer como solução para a questão senão tentar atrair o público jovem com máquinas baseadas em suas famosas franquias, como neste caso está sendo com Beast Busters, e, em outras ocasiões, The King of Fighters e companhia? Lembrem-se: a SNK Playmore quer alcançar novos horizontes, seu investidor tem conhecimento do mercado local e quer lucros, e o mercado chinês é um potencial consumidor em massa de seus produtos.

Obviamente o que eu afirmei acima é meu ponto de vista particular e o leitor pode discordar ou acrescentar algo a gosto!

Agora falando sobre pequenos detalhes que podem passar despercebidos. Uma coisa interessante sobre o discurso de Sotoyama é que, apesar da Ledo Millenium ter adquirido 81,25% da SNK Playmore, segundo todas as fontes que divulgaram a notícia pelo mundo, ele nunca diz que “fomos comprados” e sim que “fizemos uma “aliança de capital”. Alguma razão para isso ele deve ter e confesso que fico curioso.

Então, por fim, sei que para quem é fã dos jogos da SNK, alguns desde os tempos do Neo-Geo, não tem sido fácil esperar, mas vamos procurar não ficar tão pessimistas e “apocalípticos” quando lermos sobre o desenvolvimento de algo que não seja necessariamente um game para PC ou consoles. Lembrem-se de que, com capital financeiro recentemente injetado na empresa, é natural que a mesma comece fazer primeiro o que é mais fácil e menos arriscado, como Pachislot, que é um de seus ramos. Games novos e realmente bons para PC e consoles não saem da noite para o dia e exigem investimento e esforço tremendos, ainda mais quando se trata de uma empresa como a SNK Playmore, que está refazendo sua equipe de produção e desenvolvimento ao invés de simplesmente terceirizar a produção de seus jogos, o que poderia talvez vir a acontecer em breve, para pelo menos diminuir a carga total de trabalho, como é o caso hoje da Capcom, quando contratou a Dimps para desenvolver Street Fighter V em conjunto.

Beast Busters feat KOF_3

 

Fontes: Professor (MMCafe) via Yugi-Nippon

Imagem: Yugi-Nippon

Talvez você goste de ler...