SNK Playmore é adquirida por empresa chinesa

SNK_Playmore_logo

Há pouco tempo atrás, um boato circulou pela internet à respeito de uma empresa chinesa estar em processo de negociação para adquirir a SNK Playmore, famosa por séries como The King of Fighters, Fatal Fury, Art of Fighting, The Last Blade, Samurai Shodown, entre outras.

Pois bem, desde então as coisas andavam meio paradas até que, inesperadamente, surge a notícia (não é boato) de que duas diferentes companhias, Oriental SecuritiesShunrong Sanqi desenvolveram um empreendimento em conjunto, chamado Zheyuan, para investir na Ledo Millenium, uma subsidiária da Leyou Technologies. Através da Ledo Millenium, o novo empreendimento pagará uma quantia de 63,5 milhões de dólares por 81,25% das ações da SNK Playmore, diretamente ao atual CEO e fundador Eikichi Kawasaki e sua esposa, Natsuyo Kawasaki. Este negócio lhes garantiu a maior parte do controle sobre a SNK Playmore, que agora vale 78 milhões de dólares no total. A transação foi finalizada último dia 6, em Osaka, no Japão.

Dongfang Xinghui, subsidirária da Oriental Securities, vai ser a acionista majoritária, com 80% do total de ações da empresa. O CEO da Dongfang Xinghui, Zheng Jianhui comentou que a maior razão para adquirir a SNK Playmore é seu vasto número de propriedades intelectuais e todos os personagens envolvidos nelas. Em particular, ele mencionou que pretende seguir a “fórmula da Marvel”, onde o Universo Marvel foi ramificado em diferentes espaços, incluindo revistas em quadrinhos, jogos, televisão e filmes, formando uma sinergia completa entre os perfis de propriedade intelectual. Ele também está pretendendo fazer parcerias com outras companhias chinesas para desenvolver jogos, animes, mangás, programas de TV e filmes para desenvolver melhor as propriedades intelectuais adquiridas com a compra da SNK Playmore.

Esta notícia certamente vai pegar muita gente de surpresa. Particularmente eu espero que a SNK Playmore tome um rumo melhor do que o atual, numa época onde muitas de suas séries estão sendo deixadas de lado simplesmente por não terem novidades sendo produzidas. Mas ao mesmo tempo eu fico com o mesmo sentimento de quando ela faliu, a uma década e meia atrás,… preocupação de fã.

Uma aquisição como essa, feita por uma empresa que diz querer explorar ao máximo a propriedades intelectuais da SNK Playmore pode vir a ser uma boa coisa para seus fãs e para a empresa, mas somente o tempo vai dizer se vai ser isso mesmo ou o oposto. Esta é a segunda vez na história em que a SNK sofrerá uma reviravolta radical, mas é a primeira vez em que Eikichi Kawasaki não estará mais com ela. Espero o melhor e que o futuro seja agora!

Estarei atualizando esta matéria com as novidades que se desenrolarem pelos próximos dias, então fiquem de olho!

 

Atualização 7/8/2015: Shunrong Sanqi, o sócio minoritário que participou desta transação, é um gigante dos jogos online para dispositivos móveis na China. A companhia recentemente adquiriu participações em várias empresas de comunicação. Seu co-fundador e diretor, Wu Xushun, recentemente entrou para o ranking dos bilionários da indústria de games online. O anúncio oficial da Shunrong Sanqi pode ser visto neste link.

Obs: Algumas correções foram feitas no texto original.

 

Fontes: Dreamcancel e Reuters via Sina, Yicai, hksilicon, Forbes, Shunrong Sanqi

Talvez você goste de ler...