Review da versão beta de The King of Fighters 2002 Unlimited Match para Steam!

Essa semana eu “coloquei minhas mãos” na versão beta de The King of Fighters 2002 Unlimited Match para Steam, antes de seu lançamento, e pude ver em primeira mão como está o jogo.
Neste review vou comentar sobre como está o clássico da SNK Playmore no geral, suas características e opções de configurações e modos de jogo, o modo online e o que mais for possível. No vídeo abaixo você confere o review que fiz do jogo e na matéria você pode ler a descrição do mesmo review com alguns detalhes a mais.


Visão Geral

O jogo tem todas as opções padrão que saíram em todas as suas versões caseiras, porém, como foi portado a partir da versão de Xbox de KOF 2002UM, que por sua vez foi totalmente baseado no arcade, não há cenários 3D e as músicas são as originais, tão boas quanto as versões arranjadas costumam ser, e o jogo também não tem o modo color edit, que existe na versão de Playstation 2. Esta versão Steam do jogo possui opções exclusivas dentro de alguns modos, como no online e na tabela de rankings, entre outras que vieram da versão Steam de The King of Fighters ’98 Ultimate Match Final Edition.

Gráficos

São os mesmos sprites tradicionais que a SNK Playmore também usou na versão arcade do jogo. Como o jogo foi projetado inicialmente para televisores e monitores padrão 4:3 ele por padrão compensa as beiradas de telas 16:9 com uma arte de fundo, que pode ser trocada por um fundo preto ou simplesmente por nada, se assim o jogador desejar. Entre as opções gráficas para tratarmos dos sprites dos personagens também podemos ver 6 tipos diferentes de filtros, idênticos aos filtros usados em KOF 98 UM FE da Steam.

KOF 2002UM Steam - Graphic Setting

KOF 2002UM Steam – Graphic Setting

O jogo suporta diversos tipos de resolução, que devem atender à diversos tipos de monitores e pode ser jogado tanto em modo janela quanto em modo tela cheia. Alguns ajustes na interface ainda precisam ser feitos, como em algumas listas de golpes e em algumas frases de algumas telas, mas nada muito sério, por enquanto.

Os cenários são os mesmos da versão arcade do jogo e são todos 2D, bem bonitos e detalhados, com diversos personagens tanto de KOF quanto de outros jogos da SNK Playmore espalhados por eles. Muitas pessoas podem sentir falta dos cenários 3D da versão de Playstation 2 do jogo, assim como o modo de edição de cores, mas ambos não estavam presentes na versão de Xbox 360 deste jogo, da qual ele foi portado sofrendo apenas as modificações necessárias à versão Steam, como o modo online e opções extras. O jogo não possui nenhum tipo de censura e o sangue é vermelho por padrão, tendo efeitos com flashes de luz se assim o jogador quiser. Para quem é mais velho deve se lembrar que antigamente era normal em versões caseiras de jogos da SNK termos censura na cor do sangue ou mesmo na presença dele, e também efeitos de flash desligados, sendo que alguns jogos davam a opção de ligar ou desligar isso e outros simplesmente dependiam da região do disco para ter ou não algum tipo de censura! Como citei antes, felizmente este jogo está completo neste aspecto!

Músicas

As músicas são as originais encontradas na versão arcade do jogo. Eu sempre fui surpreso com a qualidade sonora deste jogo e não é para menos: você tem a impressão de estar ouvindo músicas arranjadas o tempo todo e elas são simplesmente as versões originais sem arranjos! Até hoje só encontrei uma única música com uma versão diferente da encontrada no jogo, sendo ela a música “Zhe Prime”, tema de Nameless, onde mesmo assim ainda achei a versão original um pouco melhor. Resumindo: não há motivos para pedir por um pacote de músicas diferente, as que estão no jogo são espetaculares!


Menu Principal

KOF 2002UM Steam - Menu

KOF 2002UM Steam – Menu Principal

As opções do menu principal são as mesmas das versões que foram lançadas para consoles, porém possuem uma opção de mudança de idioma da interface para japonês. Opções padrão de arcade mode usando trios ou somente um lutador, opções equivalentes contra CPU ou outro jogador estão presentes.

Outras opções encontradas são o modo Challenge, onde você cumpre diversos desafios que, nas outras versões do jogo, liberavam personagens, mas nesta eu não sei ainda se vão fazer a mesma coisa pois todos os personagens estavam liberados para mim na versão beta que testei. O modo Endless está presente no jogo, onde você tenta sobreviver o máximo que conseguir e, se vencer muitas vezes, pode ainda liberar alguns troféus, assim como no modo Challenge.

Outros modos são as Leaderboards, onde você encontra os líderes de ranking tanto online quanto offline em diversas categorias, como trios, individual, sobrevivência no modo Endless, havendo também um ranking semanal online para o modo de trios.

KOF 2002UM Steam - Leaderboards

KOF 2002UM Steam – Leaderboards

Dentro de Help & Options você pode manipular separadamente opções de jogo, gráficos, sons, online e controles. Já falei das opções de gráficos acima e as opções de sons são em relação à volumes de efeitos sonoros e das músicas, que você pode ouvir aqui se quiser. O modo online tem opção de tolerância máxima de delay e se você quer ver o input delay enquanto estiver online. Há opções para manipular a quantidade de vida dos personagens, o dano dos personagens, se você vai ou não liberar que se escolham chefes quando alguém usar a roleta e por aí vai. Por último, nas opções de controles, eu pude ver alternativas para configurar controles (de Xbox/Windows) e teclado. Não sei ao certo o quão compatíveis serão os outros tipos de controles, mas o esperado é o mesmo nível de compatibilidade que KOF 98 UM FE possui.

KOF 2002UM Steam - Character Select

KOF 2002UM Steam – Character Select

No modo Practice desta versão beta pude treinar com todos os personagens, sendo que é possível, além de todas as opções padrão de cenários, movimentação e ações do adversário, pré-configuração de combos em botões e configurações de  barras de vida e especial, também ver seus comandos na tela.

Diferente de KOF 98 UM FE, este KOF 2002 UM não possui a versão original de The King of Fighters 2002 para ser jogada. Isso certamente vai desagradar algumas pessoas que poderiam querer um pacote semelhante ao lançado anteriormente para Steam.

Modo Online

KOF 2002UM Steam - Network Setting

KOF 2002UM Steam – Network Setting

O modo online do jogo, até onde pude testar, está idêntico ao modo online de KOF 98 UM FE, tanto em opções quanto em qualidade, pois o jogo rodou muito bem, sem problema algum.  As opções deste modo são se você quer jogar partidas ranqueadas ou sem compromisso, se quer criar ou buscar uma partida já pronta, se vai ou não liberar chefes para seleção, tempo de round,  e a novidade: se você quer jogar somente com 1 personagem ou usando trios.

É possível ver o ping do adversário antes da partida começar e o online tem a característica ” seu delay vai ser igual à metade do seu ping em relação ao adversário” que está presente também em KOF 98 UM FE.

Na KOF 2002 UM da Steam é possível configurar a tolerância máxima de atraso, sendo a padrão 9 frames, podendo ser de apenas 1 ou de até 30, conforme você configurar, sendo possível também ativar para ver seu delay enquanto joga.

Conclusão

A versão beta do jogo está muito satisfatória e acredito que teremos um ótimo jogo sendo lançado dia 27, provavelmente com poucos ajustes a serem feitos após o lançamento. A versão só não será perfeita por não ter o modo de edição de cores e os cenários 3D da versão de Playstation 2, porém terá exclusividades que nenhuma outra versão do jogo possui, como um bom modo online, opções diferenciadas de ranking e a possibilidade de jogar online no modo single player, com 1 personagem apenas, o que ajudará bastante quem está começando a jogar.

The King of Fighters 2002 Unlimited Match para Steam será lançado dia 27 de fevereiro de 2015 e está atualmente em promoção de pré-venda, com um desconto de 20% em seu preço, saindo no momento por R$ 22,39.

Estou preparando uma publicação que tratará de detalhes sobre o sistema de jogo e as diferenças em relação à versão original, então não percam!

Nameless

Nameless

Talvez você goste de ler...

1 Response

  1. 14 de março de 2015

    […] Nesta postagem vou explicar sobre as mudanças no sistema de jogo desta versão em relação ao jogo original de 2002, onde também explicarei sobre o básico do jogo, como alguns termos e regras gerais, para que fique tudo mais claro possível até para quem está começando a jogar agora. Se você quiser ver que opções o jogo possui na sua interface e ter uma ideia geral de como elas funcionam, leia esta postagem onde faço uma revisão da versão beta de antes do lançamento. […]