Minhas opiniões sobre o primeiro gameplay de Street Fighter V e a confirmação do retorno de Nash (Charlie)!

SFV Logo

Este fim de semana rendeu novidades sobre o aguardado Street Fighter V.

Uma delas foi o primeiro gameplay do jogo, com Mike Ross contra Combofiend, onde foi possível ver como está atualmente sendo desenvolvido o jogo, o que permite fazer muitas especulações sobre como poderia ser o sistema de jogo!

Durante o vídeo podemos tanto confirmar algumas coisas dentre as que já se suspeitava, quanto ver coisas novas, tanto na parte do sistema de jogo quanto de animações e interações com o cenário. Logo de início vemos que Chun Li tem 3 barras EX e Ryu tem apenas 2, o que indica que, lembrando Street Fighter III, deve haver uma escolha referente ao seu super (revenge) ou seu golpe EX de preferência que poderia determinar no tamanho/capacidade da sua barra. Ainda durante o início do jogo já é possível ver as barras superiores de revenge carregando relativamente rápido, assim como as barras EX, e que quando o round acaba a luta recomeça de outro lugar se o cenário tiver sido quebrado (sendo este local o ponto de início do “cenário com parede quebrada”).

SFV Chun Li Estourando Barra

Chun Li “estourando” sua barra EX após fazer Ryu perder a dele.

Aparentemente quando você “estoura” sua barra EX é adquirida a oportunidade de usar golpes EX, que é indicado pelas mãos ou pés do personagem ficando com efeitos de raios, e que uma vez usado o golpe EX, você perde esta barra. Talvez a duração do efeito de “barra estourada” e a quantidade de golpes EX que se pode usar sejam determinados pelo tamanho da barra ou pelo tipo de golpe EX escolhido. Quando Ryu apanha, depois de ter “estourado” suas barras EX, ele aparenta perder acesso aos golpes EX, enquanto houve uma ocasião onde o mesmo não ocorreu com Chun Li…. teria sido um bug ou é uma diferenciação de acordo com o golpe EX escolhido ou a quantidade de barra remanescente?

É possível reparar também que combos usando juggle estão relativamente mais simples, assim como os counter-hits deixam o adversário “desarmado” aparentemente por mais tempo. Combos mais extensos e de execução aparentemente mais fácil também puderam ser notados nestas partidas de Street Fighter V, o que me leva a crer que vão facilitar o entendimento do jogo visando atrair mais jogadores para o gênero. Isso vai ser bom para aumentar a cena mas a Capcom não pode esquecer de sempre recompensar mais quem se dedica mais ao jogo, senão acho que a coisa irá “desandar”. De qualquer forma, o sistema de jogo já deu sinal de que vai mudar de uma maneira drástica se comparado ao atual, então vamos ver com a Capcom fará para deixar tudo atraente aos jogadores.

Chun Li

Chun Li comendo macarrão….sem querer tadinha…

A interação com os cenários parece que vai ser bem trabalhada no jogo, uma vez que vemos Chun Li perder um round, tendo uma cuia de macarrão caída em sua cabeça que continua na cabeça da moça no round seguinte…. falando nisso o canto onde Chun Li cai e recebe o “chapéu” extra se quebrou no estilo Real Bout Fatal Fury, ou seja, acho que se não bater o suficiente no adversário perto do canto específico ele não vai quebrar no fim do round. Os gráficos parecem bem bonitos e interessantes, então tenho boas expectativas em relação ao visual do jogo.

O vídeo da partida você confere a seguir:

E este é o trailer estendido mostrado no evento (abaixo), onde podemos ver, ao final, o a indicação inconfundível de Nash (Charlie), que marcará presença no novo jogo da série. Todos que jogaram a série Alpha/Zero lamentaram profundamente a morte deste personagem, que agora tem sua chance de voltar à vida no jogo e, na minha opinião, aumenta as chances de termos outros personagens que não apareceram em  Street Figher 4, pois pode ser que a Capcom queira diferenciar um pouco no cast, provavelmente tirando uns e colocando outros para tentar agradar ao máximo. Acho que uma certa rival de Sakura e outra loirinha dos ringues, bem carismática, podem fazer seu retorno…. eu sinceramente espero que sim!

Como o jogo ainda está sendo desenvolvido, só podemos especular, pois tanto coisas podem ser mantidas quanto retiradas ou mudadas, mas até o momento parece estar ficando bem interessante! Se você não leu, não deixe de ver quais foram minhas outras impressões sobre o jogo, antes deste vídeo da Capcom Cup!

 

 

Fontes: Capcom Fighters, Capcom

Talvez você goste de ler...

1 Response

  1. 31 de janeiro de 2015

    […] o vídeo podemos ter mais algumas poucas impressões sobre como o jogo está atualmente, além daquelas que eu já havia citado antes. Primeiro é interessante notar que a velocidade do jogo parece ser um pouco diferente do habitual, […]