EVO 2015: A difícil escolha da lineup do evento

evo-2015-logo

A lineup

E foi anunciada ontem a lineup do EVO 2015, que contém tanto jogos óbvios quanto surpresas, que podem ser consideradas ótimas ou ruins dependendo do gosto de cada um!

Os jogos óbvios são certamente Ultra Street Fighter IV e Ultimate Marvel vs Capcom 3, que são de franquias da Capcom que historicamente sempre contaram com o apoio do evento e de suas comunidades, além do investimento da empresa, sendo sempre escolhidas como eventos principais e que este ano ainda prometem agitar o evento como de costume.

Nenhum dos outros sete jogos do evento tinham aparição garantida, sendo que todos poderiam, de certa forma, serem considerados como surpresas, mesmo sabendo que alguns tinham mais chances devido ao fato de serem lançamentos de peso. O primeiro que vou citar é Mortal Kombat X, da NetherRealm Studios,  que será lançado em abril simultaneamente para Xbox One e 360, PlayStation 3 e 4, assim como para PC, algo realmente animador e que fará com que os fãs da série mergulhem no jogo o mais depressa possível, sendo assim uma escolha justa e merecida. Outra ótima escolha para a lineup do evento é Guilty Gear Xrd -Sign-, da Arc System Works, um jogo que de tão inovador e divertido talvez só peque por ser um exclusivo para PlayStation 3 e 4. Teremos neste evento 2 jogos da franquia Smash Bros. da Nintendo, sendo eles Super Smash Bros. for Wii U e Super Smash Bros. Meele, que possuem um grande público que costuma a aparecer nos eventos. Killer Instinct, da Microsoft Studios, também marcará presença no evento, sendo ele um jogo que cresce a cada dia e é atualmente o carro chefe do gênero luta no Xbox One. Um anime game que foi considerado como inesperado por muitos e também estará no evento é Persona 4 Arena Ultimax, da Atlus, que ao lado de Guilty Gear Xrd vai deixar os anime games mais em evidência do que costuma ser nas EVOs, apesar do desfalque da série BlazBlue na lineup deste ano. E para fechar a lista, sendo considerado por mim a maior surpresa por ser um jogo que ainda não terá chegado aos consoles e, portanto será jogado no arcade, é Tekken 7, da Bandai Namco, que ao que tudo indica, pode estar recriando o caminho para jogos arcade retornarem ao evento com mais força nas próximas edições.

A lineup ficou, então, assim:

  • Ultra Street Fighter IV
  • Ultimate Marvel vs Capcom 3
  • Mortal Kombat X
  • Guilty Gear Xrd -Sign-
  • Super Smash Bros. for Wii U
  • Super Smash Bros. Meele
  • Killer Instinct
  • Persona 4 Arena Ultimax
  • Tekken 7

evo-2015-lineup

Não se pode agradar a todos…

Particularmente achei as escolhas deste ano muito boas, mas temos algumas ausências relevantes:

  • O fato da saída do clássico da SNK PlaymoreThe King of Fighters XIII, me deixou um tanto frustrado, já que entre os jogos de luta recentes é o meu favorito. Fiquei triste mesmo eu sabendo que a escolha para a EVO, por mais de 3 anos consecutivos, de um jogo que não seja da Capcom, que não teve uma injeção significativa de dinheiro no evento por parte de sua dona e que não teve atualização recente seria algo muito improvável.
    Porém, apesar disso, pode ser que tenhamos, oficialmente ou não, um side tournament do jogo, já que a comunidade local geralmente se move para realizar coisas do tipo, como na cobertura das chaves antes do top 8 do jogo na EVO 2014, que foi de última hora organizada por boas almas da comunidade de KOF. Nunca me esquecerei dos bons momentos que KOF XIII na EVO mas jamais deixarei de me lembrar que EVO não é o único grande torneio do mundo onde poderemos apreciar o jogo e termos momentos inesquecíveis: Neste ano, entre outros torneios, teremos por exemplo o IGT 2015 (ID Global Tournament), que é promovido pelo pessoal do Cafe ID e que, com todo respeito ao EVO, não ficou devendo nada ano passado e reuniu jogadores fortíssimos de várias partes do mundo.
  • Outras ausências relevantes foram a de BlazBlue: Chrono Phantasma Extend, que tem uma comunidade interessada que nasceu nos jogos anteriores da série e que, assim como KOF, já proporcionou momentos incríveis na EVO, e a de Tekken Tag Tournament 2. No caso de BlazBlue, o jogo estava merecendo um evento como a EVO para conseguir aumentar seu espaço mas, acho eu, que desta vez eles escolheram BlazBlue e Guilty Gear Xrd, assim como entre TTT 2 e Tekken 7 (talvez Soul Calibur V também tivesse sido cogitado, mas teria sido cortado pelo mesmo motivo de TTT2). Mas temos que lembrar, para concluir, que escolha parecida com estas não fizeram entre os Smash Bros..
  • Por último temos Dead or Alive 5 Last Round, da Koei Tecmo, que será lançado em fevereiro de 2015 e acabou ficando fora do EVO também. Este é um jogo de uma série que nunca teve grande atenção da EVO, mas acho que merecia uma chance.

Que lineup EU escolheria?

Se tivesse de escolher a mesma quantidade de jogos para esta EVO eu confesso que seria uma tarefa difícil, mas eu levaria em conta algumas coisas, além das comunidades, como por exemplo, não repetir jogos da mesma série na lineup principal e nem jogar como evento principal algo que muitos não poderão treinar com boa regularidade antes do evento. Os jogos que deixei de fora eu tentaria ver a possibilidade de side tournaments. Mas com minha escolha eu definitivamente não agradaria a todos também…

Levando isto em conta e o atual formato da EVO, com 9 jogos, minha lineup seria: The King of Fighters XIII (este seria o meu “óbvio” xD), Guilty Gear Xrd -Sign-, Ultra Street Fighter IV, Ultimate Marvel vs Capcom 3, Mortal Kombat X, Persona 4 Arena Ultimax, Super Smash Bros. for Wii U, Killer Instinct e Dead or Alive 5 Last Round.

Para concluir

Imagino que diversas coisas foram consideradas para a escolha da lineup da EVO 2015. Não só as pessoas que se manisfestaram pedindo por seus jogos favoritos, mas também empresas que investiram dinheiro no evento, influenciaram certamente na escolha dos jogos. Isto é perfeitamente normal, já que, apesar de ser um evento que os jogadores e fãs dos jogos de luta abracem com gosto, as empresas que vendem os jogos e acessórios relacionados o enxergam como uma enorme e iluminada vitrine para seus produtos e, consequentemente, vão investir no evento e influenciar assim na escolha dos jogos principais.

Quem realiza um evento deste porte certamente vai tentar balancear todos estes fatores para fazer do evento um grande sucesso, não só para si mesmo, mas para todos os envolvidos. O organizador quer deixar as comunidades e os investidores satisfeitos, ao mesmo tempo, e isso às vezes não é tão fácil.

O EVO 2015 acontece entre os dias 17 e 19 de julho deste ano. Confira a seguir o trailer do evento e não perca informações futuras sobre o mesmo!

 

 

Talvez você goste de ler...