Entrevista traduzida de Qanba|Xiao Hai, o campeão de The King of Fighters XIII na EVO 2014.

O site japonês 4Gamer entrevistou o campeão de The King of Fighters XIII na EVO 2014, Qanba|Xiao Hai, e o Eventhubs publicou uma versão em inglês que eu agora traduzo a vocês:

4Gamer: Primeiro de tudo, parabéns por ter vencido em KOF XIII na EVO. Em todas as partidas que você jogou, desde a fase inicial do torneio até a grande final, tem algum oponente em particular que deixou alguma impressão profunda em você?

Qanba|Xiao Hai: Este teria de ser MCZ|Tokido. Eu primeiro vim a conhecer melhor Tokido e os outros jogadores japoneses de KOF durante a Topanga World League, mais cedo este ano, e eles me ensinaram muito sobre as técnicas de KOF XIII. Mas, ao mesmo tempo, Tokido começou a fazer o download dos meus hábitos de jogo.

4Gamer: Ah, e seria este o caso ?

Qanba|Xiao Hai: Especialmente no mirror match de Ex Iori, eu penso que Tokido foi capaz de fazer um bom uso das táticas que ele me viu usar naquela época. E somado a isso, na grande final da EVO 2014, o seu estilo de jogo com o Chin mudou completamente em relação ao modo como ele jogava antes, e isso realmente me colocou no meu lugar.
Acima disso, Tokido é realmente bom em jogar lado a lado. Em um bom número de vezes Tokido foi capaz de parar minha ofensiva apenas porque ele foi capaz de reagir aos meus sons apertando os botões no meu controle arcade. Na metade final das partidas eu decidi não ir tanto para a ofensiva, e focar em zonear ao invés disso. E eu sinto que é por causa dessa mudança que eu de alguma forma consegui vencer.

4Gamer: Você foi sempre conhecido por ser um memorável jogador forte em KOF 98 e nós ouvimos que você somente recentemente começou a jogar direito o KOF XIII. Quando você começou a treinar o KOF XIII ?

Qanba|Xiao Hai: Perto do fim de março de 2014, eu participei do Id Global Tournament na categoria do KOF XIII, na Coréia do Sul. Naquele tempo eu raramente praticava e minha participação no torneio terminou comigo empatando em quinto lugar. E foi naquela época que eu comecei a falar aos meus amigos que ainda jogavam KOF 98 e KOF 2002UM para virem jogar comigo o KOF XIII online, com o propósito de melhorar no jogo.

4Gamer: Você pode dar algum detalhe de que tipo de treino você fez ?

Qanba|Xiao Hai: Eu fiquei envolvido em jogar partidas, claro, mas ao mesmo tempo, já que minha especialidade é no KOF 98, eu pensei muito em como capitalizar meus pontos fortes dele para me sair bem no KOF XIII. E, até mesmo na EVO 2014, desde o dia em que eu cheguei no hotel, eu fiquei no meu quarto de hotel o tempo todo sozinho treinando em pensamento(n.t. fazendo “image training”). Ao invés de ficar olhando vídeos de partidas, eu foquei em chegar com táticas de luta de dentro da minha cabeça, para com isso polir meu plano de jogo.

4Gamer: De dentro da sua cabeça? Isso é … incrível. Agora vamos mudar o assunto um pouco. Embora você seja originalmente um jogador competitivo conhecido de KOF 98, nos últimos anos você tem desenvolvido uma reputação pela sua performance na série Street Fighter 4, mesmo tendo sido infelizmente eliminado na EVO 2014 desta vez. Quais as razões pelas quais você começou a jogar a série Street Fighter 4 ?

Qanba|Xiao Hai: Antes de eu começar a jogar SF4, eu ví um monte de vídeos de torneios do jogo mundo a fora e pensei “se a competição está nesse nível, então se eu tentar por minha mão nisso eu provavelmente sairei vitorioso”. No mínimo, eu era praticamente tão habilidoso em jogos de luta quanto os jogadores que ficavam nas melhores colocações em torneios de SF4.

4Gamer: Ah, certo, você mencionou um pouco sobre quando você foi na Topanga World League também.

Qanba|Xiao Hai: Eu acredito que KOF 98 e SF4 tenham certas similaridades. Contanto que você faça bom uso de golpes com invulnerabilidade você pode vencer. Pensando assim, bem, eu acho que você pode dizer que esse é o caso de qualquer jogo de luta em geral. De qualquer forma, eu realmente aprecio vencer em torneios.

4Gamer: E isso é o motivo pelo qual você começou a jogar a série SF4, que tem muitos torneios organizados para ela. Nós ouvimos que a série KOF é incrivelmente popular na China. Mas e sobre a série SF4, ela é popular lá?

Qanba|Xiao Hai: Francamente, não tem muita gente jogando SF4 na China.

4Gamer: E neste ambiente, como você conseguiu se tornar um jogador tão bom quanto é agora ?

Qanba|Xiao Hai: Eu penso que isso é graças a Qanba|Dakou (que é outro  jogador forte de KOF 98 e SF4, como Xiaohai). Depois de jogar com ele um pouco, eu fui capaz de compreender o sistema do jogo e suas mecânicas muito cuidadosamente, aprendendo a usar todos os personagens do jogo e vir com táticas de luta e combos próprios meus. Na China nos não temos acesso ao Nico Video ou Youtube, por simplesmente confiar nas habilidades de Dakou para desenvolver as match-ups, eu fui capaz de competir em nível mundial. Por exemplo, RZR|Xian e Dakou jogando de Gen, eu penso que eles são provavelmente do mesmo nível. Então, treinando com Dakou eu seria capaz de me tornar realmente bom.

4Gamer: E de agora para frente, você tem intenção de continuar jogando KOF XIII e USF4  ao mesmo tempo?

Qanba|Xiao Hai:  Em cada caso de jogo, enquanto continuar tendo torneios, eu vou continuar jogando. Mesmo eu amando KOF 98, eu entendo que KOF XIII é um jogo mais intrigante. Em KOF 98 se você está jogando para ganhar, você realmente só pode jogar com quatro personagens viáveis. Entretanto, em KOF XIII, independentemente do personagem que você escolher, você tem uma boa chance de poder vencer. Isso também poderia ser dito de USF4, e é isso que os mantém apreciáveis.

4Gamer: Eu entendo. Finalmente, por favor, mande uma mensagem para os jogadores de KOF do Japão.

Qanba|Xiao Hai: Definitivamente não foi sorte o fato de eu vencer na EVO 2014. Para vencer eu tive que colocar muito esforço em treinamento. Eu gostaria que isso fosse um encorajamento aos jogadores de KOF japoneses, para que eles sejam zelosos e pratiquem mais. E então, nós vamos poder jogar mais boas partidas na próximas vezes que nos encontrarmos em torneios.

4Gamer: Obrigado por seu tempo.

Fontes: 4Gamer,  Eventhubs

Talvez você goste de ler...