Desrespeito ou “nada de mais”? Kane Blueriver enfrenta FilipinoChamp no Winter Brawl X

KBRvsFC_WBX_2

Este fim de semana rolou nos EUA o Winter Brawl X, um grande torneio que contou com diversos jogadores de alto nível e muitos jogos. Nesta matéria específica vou comentar sobre os duelos entre  Kane Blueriver e FilipinoChamp.

Durante uma partida apostada, no sábado, ambos os jogadores duelaram em Ultimate Marvel vs Capcom 3, um jogo que tem sua comunidade mais forte nos Estados Unidos e onde ambos os jogadores são considerados de altíssimo nível competitivo, sendo FilipinoChamp  campeão da EVO 2012 e Kane Blueriver o atual campeão da EVO. A disputa em formato FT 15 entre ambos era bem aguardada devido uma “rivalidade”, mais de Filipino em relação a KBR do que o contrário, devido ao fato do último ter vencido a EVO do ano passado sem ter pego o primeiro em seu caminho, fato pelo qual Filipino chegou a alegar que KBR teria tido um “caminho fácil” (como se fosse possível) para chegar a ser campeão.

O vídeo abaixo contém o confronto na íntegra e você verá Filipino derrotar KBR por 15 a 10 (desculpem o spoiler). Me chamou a atenção, particularmente, o que considerei como uma grande falta de respeito do jogador FilipinoChamp em relação ao seu adversário.

Depois de ganhar a primeira partida, Filipino se vira para KBR, sorri e diz “You are free!” (“Você é grátis!”). A provocação continuou a cada jogo que Filipino ganhava e, quando este fez 4 a 0, ele pegou o microfone do local, encarou KBR olhando cara a cara, gritou “This is my game!” (“Este é meu jogo!”) e ainda terminou apontando o dedo na cara do mesmo. As provocações são claras durante todo o resto da disputa, não se restringindo a gestos “de longe” e até chegando a ficar “encostando” em KBR.

Logo depois que Filipino fez 6 a 0, ele pausa o jogo na sétima partida e vai até a bancada dos narradores falar que concedeu a partida, pois KBR estava “lutando bastante”. O jogo segue em 6 a 1 para Filipino e KBR começa a tentar mudar seu jogo de alguma forma para responder ao jogo de Filipino, quando na décima partida consegue uma vitória por sua própria conta, deixando em 8 a 2 a disputa. Quando chega em 13 a 4 para Filipino, este concede mais uma partida. KBR vence 5 seguidas por mérito próprio e Filipino fecha a disputa em 15 a 10, vencendo as duas últimas partidas. Vale lembrar que Filipino também mandou KBR para a loser bracket (chave para onde você vai quando perde pela primeira vez em um torneio com regras de “eliminação dupla”) durante o torneio, por 3 a 1 em partidas mais disputadas.

No domingo, dia das finais do torneio, KBR fez todo os eu caminho para ter a chance de enfrentar novamente Filipino na grande final do torneio, onde ele deveria vencer 2 sets (vence cada set quem fizer 3 vitórias primeiro) e Filipino só precisava vencer 1 set, pois estava pela winner bracket (essa é a vantagem que um competidor de um torneio de eliminação dupla tem se chegar na última disputa sem ter perdido nenhum set).

Kane Blueriver devolve o 3 a 1 das pools (fase das chaves iniciais do torneio), jogando Filipino também na loser bracket, onde Kane vence Filipino por 3 a 2, se consagrando campeão do torneio e arrancando uma certa revolta de um narrador (Fanatiq) e colocando um sorriso de felicidade na cara de outro (Yipes), que disse depois “This is justice!” (“Isso é justiça!”). A torcida e alguns jogadores famosos, como SonicFox, correm para comemorar o título com Kane Blueriver, enquanto Filipino faz uma feição de decepção.

Ao final, Kane Blueriver faz um discurso, sem provocações e com agradecimentos, sendo que logo depois Filipino diz, claramente triste pela derrota, “Ele definitivamente foi um homem melhor ontem e um melhor jogador hoje, então parabéns… Isso é realmente muito difícil de fazer para mim, mas eu tenho que aguentar isso [a derrota]”.

Depois de ver os vídeos e a narração desta pequena novela marvelesca, fico imaginando que tipo de tratamento um jogador com a exata mesma atitude de Filipino teria no Brasil, tanto durante a disputa apostada, quando ele fez o que fez, quanto durante o dia seguinte, quando ele foi derrotado pela mesma pessoa. E aí pessoal, qual é a opinião de vocês sobre isso?

KBRvsFC_WBX

Fontes: Dailydot, Team Spooky, Street Fighter Top

Talvez você goste de ler...