Dantarion mostra as caixas de colisão de Street Fighter V e coisas interessantes são descobertas!

SFV-Hitbox

Faltando cerca de 1 mês para o lançamento de Street Fighter V, o jogador Dantarion desenvolveu uma forma de ver as hitboxes e outras caixas de colisão do jogo e isso acabou sendo, de certa forma, revelador!

Antes de tudo, é interessante mencionar que Dantarion em sua aventura pessoal para conseguir fazer um bot (personagem controlado pelo computador) que seja invencível e, no caminho para tal feito, ver as “caixas de colisão” do jogo é algo bem importante.

Para quem não conhece uma hitbox, ai vai uma breve explicação sobre ela e suas “irmãs”:

  • Hitbox = Caixa de colisão que atinge, geralmente vermelha,  que quando a área dela encosta na Hurtbox do adversário, significa que você o atingiu.
  • Hurtbox = Caixa de colisão que é atingida , geralmente azul ou verde, que serve para detectar onde você é atingido por uma Hitbox.
  • Caixa para delimitar o volume de um corpo = Não me lembro o termo exato agora (bounding box ?), mas esta é aquela caixa que serve para dizer que há um corpo, ou objeto, em determinado local da tela e que ele possui um volume a ser considerado. Se você andar em direção ao outro personagem, quando a sua caixa encostar na do adversário parado, você vai empurrá-lo, por exemplo.

Em suas descobertas ele viu, conforme está no vídeo, que, diferente do jogo anterior, em Street Fighter V as caixas de colisão são fixas e não variam quando um personagem mostra uma animação se mexendo mas está em um estado parado. Isso ajuda a evitar efeitos inapropriados, como quando alguns golpes erram se pegarem o personagem no meio de certa animação.

O outro fato notado por ele é que as duração das hurtboxes depois que você realiza um ataque é maior, ou seja, se você golpear “o vento” pode levar um counter mais facilmente, pois sua hurtbox fica exposta por mais tempo. Outra coisa interessante é que, quando um personagem se movimenta ou mesmo ataca, é nítido a pequena movimentação das hurtboxes do adversário, mesmo com ele parado.

No vídeo abaixo você identifica as hurtboxes pela cor azul, as hitboxes pela cor vermelha (aparecem durante os ataques) e em azul claro está representado o “volume” do corpo do personagem.

 

Entender este tipo de funcionamento do jogo é valioso quando se está pretendendo jogar mais competitivamente, servindo para “apressar” de maneira bem interessante o processo de aprendizado. Dantarion possui um site onde está guardando os dados que coleta, provavelmente teremos aí uma futura lista completa de frame data e outras informações valiosas.

Fonte: Shoryuken via DantarionX

 

Talvez você goste de ler...