Conheça o incrível Shadow Mode de Killer Instinct!

Provavelmente, desde aqueles que começaram recentemente nos jogos de luta até aqueles que, como eu, estão jogando há décadas atrás, já jogaram alguma vez contra a CPU e experimentaram sua inteligência artificial (IA) em ação. Reações baseadas na sua ação, roteiros pré definidos de movimentação e ataques, reações perfeitas de computador impossíveis para um humano e por ai vai. Mas isto tende a mudar.

Algumas tentativas, não só em jogos de luta, já foram feitas no passado, mas esta de Killer Instinct promete se tornar referência. Desde a última atualização, em 29 de Maio, se queria poder treinar contra um personagem que tivesse reações humanas, fizesse combos como um humano, se defendesse e atacasse como um humano, seus pedidos foram atendidos. Aproveite o Shadow Mode de Killer Instinct, cujo vídeo de apresentação, em inglês, você confere abaixo.

 

Neste modo o jogador pode treinar uma sombra de si mesmo jogando com determinado personagem, fazendo com que a inteligência artificial dele passe, de acordo com o tempo, a agir de acordo com o que lhe foi ensinado. Isso significa que se você se acostumar a atacar ou defender de determinada maneira, sua sombra passará a agir de maneira similar. Porém isso tem o outro lado: se você nunca treinar sua sombra a, por exemplo, sair do canto, ele não saberá como agir quando encurralada e vai ficar perdida, portanto seja um bom professor!

Segundo os desenvolvedores da Iron Galaxy, que é a responsável contratada pela Microsoft para o desenvolvimento do jogo, sua sombra vai agir de acordo com as últimas 40 partidas em que foi treinada, o que significa que ela mudará constantemente seu padrão, sempre se atualizando a maneira mais recente de se jogar em que foi treinada. Ela pode aprender tanto coisas erradas com você quanto até mesmo a provocar o adversário ou a fazer jogadas avançadas, como frame traps e punições específicas, tudo depende de como você vai treiná-la.

É possível tanto jogar contra sua própria sombra quanto contra a sombra de outro jogador! Alguns jogadores já reportaram terem jogado contra sombras de jogadores famosos ou não, demonstrando tanto satisfação com este novo modo de jogo quanto espanto, por terem sido derrotados pela própria sombra enquanto se reconheciam caindo em suas próprias jogadas! Para começar a treinar sua sombra tudo que você precisa fazer é jogar 3 partidas contra um Jago controlado pelo computador, para que seus movimentos e ações comecem a ser aprendidos por sua sombra.

Uma coisa bem interessante é que, quando for lutar, sua sombra não ficará simplesmente executando o que “gravou” de você: sua IA simplesmente vai evitar ao máximo ficar fazendo passos repetidos e vai realmente tentar se adaptar e jogar do mesmo jeito que foi ensinada por você, com seus níveis de reflexos e reações, tudo em um tempo humanamente possível, o que é realmente bem interessante. Outra funcionalidade interessante é o menu Shadow Brain, que detalha o jeito como sua sombra luta, medindo várias características, o que vai te ajudar a decidir o que deve treinar para que sua sombra possa lutar cada vez melhor, pois você pode ver exatamente seus pontos fortes e fracos de maneira clara e objetiva.

Veja um jogador jogando de T.J. Combo contra sua sombra, que está jogando com a Maya. Não se esqueça que não tem nem uma semana que estas sombras estão sendo treinadas!

 

E agora outro jogador enfrentando várias sombras diferentes.

 

Este novo modo faz com que o jogador possa treinar “contra si mesmo”, dando espaço para que se possa enxergar suas próprias falhas e corrigi-las, além de proporcionar a possibilidade de se jogar contra a sombra de jogadores famosos que, em outra situação, talvez não pudessem estar presentes para uma partida amistosa ou de treino. Nas próximas semanas, quando estas sombras estiverem melhor treinadas, poderemos ver melhor até onde esta inovação da IA nos jogos de luta poderá ir. O potencial deste tipo de recurso em um jogo de luta é incrível, as possibilidades de treino e evolução são significativamente melhores do que disponíveis em jogos de luta atualmente, claro, caso este recurso se mostre realmente eficiente para jogar como um humano. Particularmente espero que seja muito bem sucedido e que se torne um padrão para os próximos jogos de luta! E vocês, o que acham?

 

Fontes: Ultra-ComboKiller InstinctKiNG ZiGMASTERTGF1Gaming

Talvez você goste de ler...