Compilado com últimas notícias de The King of Fighters XIV incluindo a análise do time do Kim!

KOFXIV_KimTeam4

Nessa briga de marido e mulher quem se meter apanha dobrado!

Esta semana a SNK revelou o trailer do time do Kim, mostrando um pouquinho do gameplay do icônico personagem assim como o de seu mestre, Gang-Il, e da namorada/esposa de seu mestre, a misteriosa Luong. Diferentemente do que fiz nas outras semanas, desta vez vou, além de fazer a análise do time, trazer também algumas outras notícias sobre o jogo, então bora lá!

Começando pelas notícias, a SNK divulgou no site oficial de KOF XIV a lista de comandos de todos os 36 personagens da última build, que estará também disponível E3 deste ano, entre os dias 14 e 16 de junho. Yasuyuki Oda, o produtor do jogo, estará presente na E3 pode ser que divulgue mais novidades.

Ainda sobre os sites oficiais do jogo, o da Atlus, distribuidora do jogo na América do Norte, ganhou alguns links para lojas que estão fazendo pré-venda do jogo, assim como algumas novas screenshots e links para o site oficial que a SNK fez. Uma coisa interessante é que a Atlus parece ter colocado em seu site a exata ordem de divulgação dos trailers de times (a SNK “desordenou” no site dela).

KOFXIV_TeamTrailerOrder

Da esquerda para a direita e de cima para baixo: esta é a provável ordem de divulgação dos trailers de times.

A primeira imagem da personagem Love Heart foi revelada, talvez acidentalmente, no site oficial do jogo feito pela Atlus. A imagem mostra também um belo cenário, que pode ser tanto dela quanto do time de King, Mai e Alice.

KOFXIV_Love_Heart

Primeira imagem da bela Love Heart em um cenário também muito bonito.

O preço do jogo lá fora está na casa dos 59,99 dólares para a edição normal e 79,99 dólares para a edição premium, o que deve fazer com que chegue no Brasil pelo menos na casa dos 200 reais. A edição normal possui uma quantidade limitada de steelbooks para serem distribuídas neste primeiro período de vendas e a premium vai contar com tudo da normal mais um livro de 144 páginas com artes relacionadas ao The King of Fighters e 3 CD’s de músicas. O mais interessante nisso tudo é que desde dezembro eu desconfiava que teríamos uma versão para PC em algum ponto, já que desde lá o jogo apareceu em alguns eventos sendo listado ao lado de outros que são exclusivos do console PlayStation 4, ou seja, não são exclusivos de plataforma e, neste caso, costumam a sair para PC cedo ou tarde. Se repararmos bem em toda  a rede de lojas oficiais que estão fazendo a pré-venda do jogo veremos que o jogo tem um grande selo escrito “PS4 Console Exclusive Game“, ou seja, assim como Street Fighter V, o jogo pode vir parar no PC em algum momento mas ao que tudo indica isso não vai acontecer em agosto.

kofxiv_premium

Os itens que virão na edição premium podem ser vistos na imagem. Repare bem no selo oficial de “exclusivo para o console PS4”.

Além de tudo isso citado acima, The King of Fighters XIV terá um controle arcade oficial do jogo, feito pela empresa japonesa Hori. As peças serão as Hayabusa e virão com certas melhoras, como aumento na sensibilidade dos botões. O controle terá touchpad na parte de trás, 3 modos diferentes de operação para o direcional analógico e a função turbo em 3 velocidades. O controle será compatível com PlayStation 4 e 3, assim como PC usando Xinput.

KOFXIV_ControleHori

Agora para terminar essa matéria gigante, minha análise do trailer do time do Kim, assim como algumas outras observações!

*  SSM = Super Special Move, antigo DM ou Super. Estes golpes podem ter uma versão melhorada, “EXSSM” (antigo SDM, EXDM ou EX Super).

Kim

  • Mantém todos os golpes de KOF XIII, tendo ganho de volta seu SSM Houou Hiten Kyaku, que é um ótimo golpe tanto para estender combos quanto para punir pulos adversários. Sua lista de comandos está disponível.
  • Seu Air Hangetsuzan agora tem 2 versões: uma que causa hard knockdown e é overhead (derruba sem possibilidade de recuperação antecipada e só pode ser defendida em pé) e outra que derruba normalmente mas pode ser seguida do SSM Air Houou Kyaku. Pelo fato da versão com chute fraco não ser mais hard knockdown ele provavelmente perdeu o mais útil de seus safe jumps de 3 frames, que era amplamente usado em KOF XIII após um combo padrão.
  • Seu D (chute forte) de longe não pode mais ser combado com C  (“soco” forte) em pé ou mesmo com golpes fracos.
  • Assim como outros personagens do jogo, seu Climax Cancel à partir de SSMs não vale a pena. Porém Kim tem a opção de usar o Houou Hiten Kyaku seguido de um Hangetsuzan, por exemplo, para só depois usar o Climax Move.
  • Sua roupa parece que congelou no varal de alguma casa da região sul do Brasil e está mais descongelada neste trailer. Espero que descongele totalmente antes do lançamento do jogo xD Brincadeiras à parte, a pose de luta de Kim passa uma sensação de falta de movimento que poderia ser amenizada.

Luong

  • Apesar de ter somente 3 golpes especiais comuns ela parece ter um bom controle de espaço com eles. Suas táticas de luta vão envolver principalmente seu Geki, que parece o Snake Arm de Yamazaki em todos os sentidos, só não no comando, que é o inverso. Ele é um golpe com um alcance longo e recuperação rápida, que além de tudo pode ser interrompido, o que vai gerar bons mind games. Sua lista de comandos está disponível.
  • Seu Ren parece um Hangetsuzan aéreo, mas pode acertar em crossup (nas costas), além de ser bem rápido. Ele pode ser usado para estender os combos de Luong durante o Max Mode.
  • Rin é como se fosse seu Hangetsuzan normal e em sua versão EX levanta o adversário bem alto, podendo ser seguido por outros golpes. Rin e Geki são seus finalizadores de combos.
  • Assim como outros personagens ela também não me parece aproveitar plenamente qualquer um de seus SSM antes de um Climax Cancel, o que me preocupa pois até agora somente poucos personagens, como Kyo e Iori por exemplo, podem aproveitar ao máximo todo o dano de um SSM antes de usar um Climax Cancel. O problema de Luong, nesse sentido, é que, diferente de Kim, ela não parece possuir alternativas para chegar ao mesmo dano regular de um personagem que aproveite plenamente seus SSMs durante o Max Mode ou mesmo fora dele. De qualquer forma vamos esperar para ver como este balanceamento de danos fica na versão final e se vai valer ou não a pena aprender combos maiores com todos os personagens.

Gang-il

  • O mestre mulherengo de Kim ainda não teve toda sua lista de comandos divulgada, mas ele parece ter golpes de outras aparições de Kim e também dos filhos de Kim, Kim Jae Hoon e Kim Dong Hwan.
  • Seus golpes são mais “brutos” e parecem usar mais força que os golpes de outros praticantes de Tae Kwon Do. Ele possui pelo menos uma versão aérea do Hangetsuzan e ela provavelmente é overhead e causa hard knockdown.
  • Ele possui um cross up (voadora nas costas) idêntico ao de Dong Hwan em Garou:MotW.
  • O combo de 6 hits que ele faz contra Terry me parece uma combinação de C (“soco” forte) parado com um golpe especial estilo “Rekka-Ken/Aoi Hana”. O combo ficou bem bonito e parece causar hard knockdown, o que tornaria o personagem aparentemente bem ofensivo dadas as possibilidades que isso proporciona.
  • Ele tem o Haki Kyaku (pisão) que Kim já não usa mais em suas versões atuais. Ele pode ser seguido por um Double Dechagi, assim como Kim faz em KOF 2001, erguendo o adversário. Outra possibilidade de cancelamento do  pisão é um overhead, o que faz do personagem alguém bem perigoso uma vez que o pisão provavelmente só pode ser defendido agachado.
  • Gang-il também pegou o Shakka-shuu de Jae Hoon (que eu carinhosamente chamo de “sai cachorro” desde Garou:MotW). O golpe serve para defender magias sem levar dano e tem um alcance tremendo, ou seja, não adianta pensar que vai pressionar Gang-il com magias de maneira simplificada pois não vai.
  • Ele tem um SSM de overhead que parece o Naeryo Chagi de Kim e que me lembra também a finalização da versão mais forte do Houou Hiten Kyaku de Kim em KOF ’99. O golpe de Gang-il não dá o mesmo dano de um SSM comum, que tem por padrão cerca de 200 de dano, o que me leva a crer que ele é um overhead que causa hard knockdown  e que pode ser seguido de um Haki Kyaku (pisão) para terminar o combo.
  • Seu Climax Move é o mesmo que Kim possui em KOF 2002 na forma de HSDM e parece que vai mostrar uma fênix ao final. Este golpe imita o clássico Houou Kyaku que Kim possuía em sua estréia, em Fatal Fury 2 e provavelmente deve ter o mesmo nome.

O cenário dos personagens não me pareceu tão adequado ao time e, na minha humilde opinião, poderiam ter usado algo que remetesse a Coréia do Sul de forma mais explícita (a não ser que o cenário seja um lugar famoso por lá e eu não saiba). A música do time, Belief, vem sendo usada desde trailers mais antigos do jogo e parece combinar bem com Kim e seu time.

KOFXIV_KimTeam5

Cenário do time de Kim

 

Galeria de imagens

Fontes: SNK, Atlus, Hori, Gamer

Talvez você goste de ler...