Atualização nas regras de uso de jogos da Microsoft pode afetar transmissões de torneios

Killer Instinct

Foi recentemente divulgado pela Microsoft mudanças em suas regras de uso de conteúdo de seus jogos. Estas mudanças tratam da monetização de conteúdo de vídeo, como através de streams,  e podem afetar a todos que usam jogos da empresa em transmissões, especialmente de torneios, como por exemplo de Killer Instinct.

Estas regras estabelecem quais seriam as formas consideradas autorizadas pela Microsoft, e portanto legais,  de se ganhar dinheiro usando o conteúdo de seus jogos bem como também as formas que a empresa não permite, como por exemplo, quando não permite que se faça qualquer tipo de engenharia reversa para acessar conteúdo que não pode ser visto normalmente no jogo. As  regras tratam bastante de proibições quanto à transmissão de conteúdos ofensivos, mas a parte que interessa no que se refere ao campo de streams de torneios e afins é o citado, e traduzido, abaixo, levando em conta que Item pode ser entendido como sendo o conteúdo que você produziu ao transmitir conteúdo usando um jogo da Microsoft e outros itens podem ser entendidos como conteúdo produzido ao transmitir algo não necessariamente vinculado à um produto Microsoft.

Exceto pelo que for descrito aqui, você não pode vender ou ganhar qualquer compensação pelo seu Item, incluindo aquilo que provir de anúncios feitos através deste Item . Isso significa que você não pode cobrar dinheiro em troca de seu Item, postar num site que requer subscrição ou outro tipo de taxa para ver/assistir o Item, ou postar numa página que você use para vender outros itens ou serviços (mesmo se eles não tem nada a ver com o conteúdo do jogo ou com a Microsoft). Você não pode usar o conteúdo do jogo em uma aplicação que você venda em uma loja de aplicações.

Você pode ter seu Item disponível no Youtube ou Twitch e participar de programas disponíveis nestes sites que permitam a você ganhar pagamentos por anúncios mostrados em conexão com seu Item.

Se o Item que você criou ou distribuiu é uma aplicação grátis, você tem que distribuí-lo de graça (você não pode cobrar por ela), e você não pode ganhar nenhum dinheiro vindo de anúncios feitos através desta aplicação.

Neste texto, resumidamente, deixa claro que você só poderia transmitir e ganhar dinheiro através do Youtube ou Twitch, mas ao mesmo tempo que libera estas formas, nas regras também há como te impedir de ganhar algum dinheiro com transmissão de determinados campeonatos. Isto aconteceria, por exemplo, quando você fica proibido de postar seu conteúdo com jogos da Microsoft em páginas que “você use para vender outros itens ou serviços”, o que se encaixaria, por exemplo, se você está cobrando algo para mostrar uma determinada marca na stream de seu torneio de Killer Instinct. Porém, até mesmo antes destas regras, o próprio ato de realizar um torneio e Killer Instinct sem a autorização da Microsoft já poderia estar indo contra as regras da empresa quanto aos seus produtos.

Este meu texto está sujeito a erros, inclusive nas partes traduzidas, mas pelo que pude entender a Microsoft quer manter sob controle as formas pelas quais os consumidores de seus produtos podem usar ou fazer dinheiro com os mesmos, o que se mostra mais claro quando categoricamente você só poderia ganhar algo transmitindo via Twitch ou Youtube, bem como quando estabelece que você não pode fazer engenharia reversa de forma alguma, o que faz com que você, por exemplo, não possa obter uma determinada frame data que por ventura não tenha sido divulgada no próprio jogo ou pela Microsoft, já que para obter uma frame data você necessariamente teria de fazer engenharia reversa, por mais simples que seja filmar frame a frame e contá-los.

Se você quer ler o texto original completo divulgado pela Microsoft (em inglês), seja por qual motivo for, acesse este link.

Fontes: Shoryuken via Microsoft

Talvez você goste de ler...