Análise do 12º teaser trailer de The King of Fighters XIV e alguns de seus efeitos na internet!

A SNK Playmore divulgou seu 12º teaser trailer de The King of Fighters XIV, trazendo a icônica, sempre esperada e querida Mai Shiranui, juntamente com o ninja brasileiro, Banderas Hattori!

Neste que pode ser chamado de “trailer ninja” temos 2 tipos de personagens bastante interessantes, apesar de ambos serem ninjas: De um lado a icônica, famosa, exótica e muito requisitada (condição de compra de muitos – “no Mai no buy“) Mai Shiranui, que com toda sua importância para os fãs do universo da SNK se tornou um personagem indispensável em qualquer KOF, e do outro um personagem novo, engraçado e bem interessante, Banderas Hattori, que aparenta ser a introdução de um novo tipo de personagem aos jogos de luta: o ninja brasileiro.

KOFXIV_revelados_t12

Com este trailer temos agora 32 personagens oficialmente revelados, sem contar o Joe!

Pode ter passado despercebido, mas parte da história do jogo foi oficialmente revelada neste trailer. Com quase todas as falas narradas desde o início dá para sacar tanto um pouco da personalidade de Banderas quanto o tipo de envolvimento que ele terá com Mai no desenrolar da história do jogo. A pequena conversa que foi legendada entre os dois você pode ler abaixo:

Mai: (Shiranui Mai, mairi masu!): Mai Shiranui na área!

Banderas: (YAMATONADESHIKO! Wow, FUJIYAMA! KUNOICHI!) [Parece que a única coisa que faz sentido aqui é “Kunoichi”, que é o feminino de ninja, sendo o resto randômico, indicando que ele não sabe falar japonês direito. Segundo Vinicius Hassel esta fala pode ter um certo significado que, para mim, faz sentido.].

Mai: O qu…o que são estes calafrios?!

Banderas: Ah, então você é uma NINJA! Vou deixar você ser minha professora!

Mai: Como é? Você tá de brincadeira? Seu ninja falso!

Banderas: Oh…é ruim para mim se eu pedir? Tá certo, mas se eu vencer eu vou fazer de você minha professora!

Mai: O que é is… eu não entendi!

Minha interpretação para a cena é que, por Banderas ser  fascinado por ninjas desde criança, ao ver uma verdadeira kunoichi como Mai ele não resistiu e quis torná-la sua professora. Como ele chega de “qualquer jeito”, falando um japonês com palavras que soaram um pouco sem sentido e com sotaque meio que de “estrangeiro que não domina a língua”, Mai se assusta. A moça reconhece que o rapaz não é o tipo de sujeito que ela chamaria de ninja e meio que não entende o “acordo” que ele propõe para que ela se torne sua professora.

Sobre os golpes dos personagens, Mai parece ter seus golpes de The King of Fighters XIII e alguma coisa de Real Bout Fatal Fury Special. Sua roupa tradicional está levemente mudada em relação ao que vemos sempre, tendo ganhado o alguns detalhes. Sua história e introdução no jogo ficaram assim:

Mai é uma kunoichi (ninja feminina) que dominou as artes ancestrais do estilo Shiranui de artes ninja, combatendo inimigos com seu leque e uma grande velocidade de movimentação. Sua roupa de batalha e sua beleza conquistaram milhões de fãs de jogos de luta pelo mundo nas últimas duas décadas. Descubra em KOF XIV se Andy vai finalmente expressar seus sentimentos por Mai!

KOFXIV_mai_costumes_by_ronnymaia-d9z1371

Evolução da roupa de Mai por Ronny Maia.

  • Logo na entrada ela demonstra que pode ter o Shiranui Ryuu Kunoichi no Mai, que era seu Neo Max em KOF XIII. Os seios de Mai parecem ter o mesmo balanço da década de 90, quando a SNK fez sucesso com este tipo de efeito.
  • Depois vemos uma sequência de normais, com sua voadora com chute fraco (boa para pegar nas costas), seu soco fraco abaixado e sua rasteira com chute forte. Não parece, mas em câmera lenta e vendo as animações isso pode até ter sido um combo! Dá para notar que o balanço nas nádegas da moça não remete, pelo menos ainda, o que vemos em KOF ’95 quando jogamos sem censura.
  • Em seguida temos um combo de soco forte em pé com Ryuenbu. Mai sempre teve este golpe em qualquer uma de suas versões, assim como Hissatsu Shinobi Bachi (salto para frente com cotovelada) e Kachousen (jogada de leque). É fácil apostar que todos estes golpes vão estar no jogo.
  • Depois vemos seu Rush Combo. Sim, eu sou capaz de apostar que era o Rush Combo da moça. Com isso ficamos sabendo também que ela terá sua versão do seu DM/Super Chou Hissatsu Shinobi Bachi tanto no chão quanto no ar.
  • Ela também terá seu Musasabi no Mai (caída com cabeçada) que, assim como em KOF XIII, vai se recuperar rápido o suficiente para emendar algo depois, como um soco forte (mostrado no vídeo).
  • Em seguida ela mostra seu arremesso normal e seu Ukihane (caída com joelhada), que parece ter potencial de ser tão ambíguo quanto em KOF XIII. Mais à frente também mostra a versão terrestre de seu Chou Hissatsu Shinobi Bachi.

    KOFXIV_Banderas_Mai_3

    Kagerou no Mai

  • Por último vemos seu Kagerou no Mai, em uma versão semelhante a vista em Real Bout Fatal Fury Special. Com a entrada deste golpe, que provavelmente será usado como anti-aéreo, e sabendo o quão bons são os normais de Mai, eu imagino que ela está muito bem servida de golpes e vai chegar botando moral, literalmente.

Banderas mostrou alguns combos e golpes legais no vídeo e isso já dá espaço para ter uma ideia do que está por vir. Seu visual é bem interessante: uma máscara que lembra o Zorro de Antonio Banderas (coincidência?), uma roupa ninja nada tradicional e um certo jeitão de otaku bem típico dos eventos de cosplay dessas bandas o que, resumindo, ficou bem legal na minha opinião! Eu fico pensando no motivo do Nelson não ser o brasileiro, já que o nome se encaixa melhor, ou do Banderas não se chamar Nelson, melhor dizendo. A história dele é a seguinte:

Fascinado por ninjas desde sua infância, seu trabalho duro e treino pesado valeram a pena, fazendo com que ele adquirisse técnicas incríveis de ninjutsu e artes marciais japonesas. Ele fundou a escola brasileira de artes ninja ( “Brazilian Ninja Arts Dojo”), mas infelizmente não possui nenhum aluno até o momento. Ele espera que sua participação no torneio KOF vá remediar sua situação e trazer muitos estudantes para sua escola. [Sua história me faz pensar se ele quer Mai de professora somente para ele ou para sua escola]

KOFXIV_Banderas by RonnyMaia

Banderas, o ninja brasileiro (Imagem por Ronny Maia)

  • Logo de início vemos um arremesso normal e depois um combo que parece ter sido da seguinte forma: voadora com chute forte, soco forte, frente soco fraco e finaliza com um golpe de curto alcance. Ao que tudo indica este golpe, se acertar, faz com que ele dê uma voadora que afunda o adversário no chão (hard knockdown), impossibilitando o mesmo de efetuar uma queda segura (com rolamento).
  • O “pilão”, ou arremesso de comando, que vemos em seguida lembra muito o Saiunricchu Mozuotoshi de Hattori Hanzo Uruka de Yatagarasu: Attack on Cataclysm, assim como o mesmo tipo de golpe de outros personagens, como Hattori Hanzo de Samurai Shodown.
  • Em seguida vemos outro arremesso, talvez também de comando, em que ele joga Mai para o outro lado. Este golpe me lembrou um dos arremessos normais de Ken, da série Street Fighter.
  • Depois vemos um golpe estilo “contra-golpe”, em que, quando atingido, ele se teletransporta para cima descendo em seguida com um chute. Meu palpite é que teremos pelo menos mais uma variação deste golpe, talvez uma caindo na frente e outra atrás do adversário, o que me lembra de longe mais um dos golpes de Hattori Hanzo de Samurai Shodown, porém com um pouco do jeitão do contra-golpe EX de Mr.Karate, de KOF XIII.
  • A rasteira do tipo deslizante que vemos depois parece ter sido feita após um golpe de longa distância, talvez um golpe normal (dá para perceber se rodar o vídeo em câmera lenta). Isso indica que ele talvez possa ter bons normais para jogar desta distância, o que não deixa de ser interessante para um personagem com contra-golpes e arremessos.
  • A sequência de “cortadas” com as mãos que ele faz depois me lembra Lee, de Art of Fighting, ao mesmo tempo que me lembra Ukyo de Samurai Shodown. Como Mai não se distancia enquanto é acertada, imagino que seja aquele tipo de golpe que trava o adversário quando acerta o primeiro hit, como o Zanretsuken de Ryo, mas também pode ser que se trata de parte de um Super/DM ou de um arremesso em último caso.
  • Por último, o golpe em que ele bate no chão e levanta poeira com a Mai junto é certamente um Super/DM. Digo isso pois a tela está escura nos primeiros frames da animação e vai clareando depois disso, típico efeito deste tipo de golpe em KOF’s. Talvez seja possível bater no adversário após este primeiro acerto, visto que no vídeo ele parece se recuperar antes que Mai caia no chão.

Ao final ambos os personagens mostram animações iniciais de seus prováveis Supers/DMs ou Climax Moves.

A reação do pessoal na internet foi, ao meu ver, bem positiva. O ninja brasileiro Banderas deixou muita gente interessada no jogo e já rendeu algumas comparações e piadas engraçadas. Mai, como sempre, fez muita gente se decidir por completo em comprar o jogo quando for lançado, já que a frase “no Mai no buy” (sem Mai, sem compra) faz um efeito real e devastador desde KOF XII. Veja abaixo algumas coisas que encontrei pela internet e também uma galeria de imagens que não estão no trailer:

KOFXIV_zorro_banderas

Qualquer semelhança talvez não seja mera coincidência! (Imagem por Mr.QuaRaté)

 

KOFXIV_banderas_hattori_by_ejercitoantikof-d9z0ful

O personagem já parece ter ganhado fãs! (Imagem por ejercitoantikof)

 

KOFXIV_mai_sketch_by_satsuinohado-d9z0nmh

Acho que Banderas será um melhor seguidor para Mai do que Shingo para Kyo … será? (Arte por SatsuiNoHado)

 

 

 

Fontes: SNK PlaymoreMr.QuaRaté, SatsuiNoHado, ejercitoantikof, RonnyMaia, PlayStationVinicius Hassel, ATRyoSakazaki

Talvez você goste de ler...