Alex Valle fala sobre sua maior preocupação com a chegada de Street Fighter V

SFV Ryu Nash parry

Alex Valle, um dos jogadores veteranos de Street Fighter mais conhecidos do mundo, parece acreditar que a saga Street Fighter IV pode ter prejudicado de certa forma os jogadores que se familiarizaram somente com ela (de SFIV até USFIV).

O jogador lendário da Califórnia parece culpar principalmente a mecânica de focus por um suposta redução da importância de se aprender footsies*, fazendo ele acreditar que as coisas podem ficar realmente difíceis, para aqueles que nasceram nos anos 90 ou depois, na transição para Street Fighter V.

Quando perguntado por Floe, outro jogador profissional conhecido da cena dos estados unidos, “O que poderão fazer [os nativos de Street Fighter IV] sem focus + dash, vórtices ambíguos com pulos seguros cheios de opções e option selects?”, Valle responde “[Eles] vão escolher um personagem com o mínimo possível de footsies e com V-Triggers e V-Skills que sejam anti-footsie.

Valle comenta, dia 21 em seu Twitter: “Minha maior preocupação com Street Fighter V é, sendo um jogador veterano, o quão simples será ganhar de alguém. Novos jogadores talvez não tenham chance de jogar.”

Alex Valle Twitter SFV

Falando sobre a opinião de Valle, acho particularmente que sim, realmente quem tem como única referência a saga de Street Fighter IV vai “sofrer” um pouco mais para se adaptar do que aqueles que possuem outros jogos como referência, porém, tanto no novo Street Fighter V quando nos mais antigos, quem se adapta da melhor forma ao sistema de jogo e consegue fazer um melhor uso do que ele tem a oferecer inevitavelmente vai deixar os jogadores que não conseguem isso para trás. Mas nunca é demais lembrar: ao mesmo tempo que a série Street Fighter IV facilitou a vida de muitos com o focus e outras coisas, Street Fighter V também fez seus movimentos para facilitar a entrada de novos jogadores, por exemplo tirando a dificuldade de vários comandos e facilitando combos.

Porém o ponto que Valle aborda é mais importante do que combos e comandos, pois de nada adianta você saber todos os comandos e os melhores combos do jogo se o adversário nunca vai te dar uma chance para executá-los e, nisso, footsies se tornam indispensáveis Street Fighter V, assim como são em jogos anteriores, porém, agora, a importância aparentemente aumenta em relação ao jogo anterior e vai ser interessante ver como os mais novos farão para se adaptar.

E aí? Você concorda ou discorda do Alex Valle? Discorda da minha opinião? Opine =)

*Footsies: É um termo oldschool para a situação com os jogadores no chão e à média distância em jogos de luta, quando ambos estão fora do alcance de combos e determinados ataques e ficam neste tempo se atacando de distâncias seguras, geralmente com golpes mais seguros, “cutucando” um ao outro. O objetivo final é controlar o fluxo da partida e fazer o adversário cometer um erro, tirando com isso proveito das oportunidades da melhor forma possível, quando aparecerem. Você vai identificar isso quando ambos jogadores ficarem “dançando” na tela procurando um jeito de entrar um na defesa do outro, sem se abrir, sem vacilar pulando, usando golpes geralmente seguros para tentar forçar algum erro ou furar a retranca do adversário.

Fonte: Eventhubs

Talvez você goste de ler...